Caiado é convidado a debater futuro do Brasil com jovens

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) foi o convidado especial de debate promovido ontem por jovens profissionais liberais e estudantes. O auditório da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO) ficou lotado e o clima esquentou com temas relacionados à reforma política e à proposta do parlamentar que cria uma matéria no ensino médio que trata de noções de ciência política.

Caiado, candidato à reeleição, destacou que hoje o eleitor brasileiro, principalmente o jovem, está desencantado com a política em geral. “A falta de caráter de uns e a ganância de outros tentam nivelar por baixo os parlamentares, desqualificando a todos”, disse. O deputado disse ainda que o jovem precisa ser incentivado a gostar de política.

Os jovens se interessaram pelo projeto de lei 7.746/10, de autoria de Ronaldo Caiado, que inclui noções técnicas de ciência política no currículo do ensino médio. O texto pretende mudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para fazer com que as escolas ajudem estudantes no entendimento da importância da política para a sobrevivência da democracia.

O deputado Ronaldo Caiado, que é relator da reforma política, questionado de onde teve essa ideia, disse que o projeto surgiu quando percorreu escolas e universidades do País para debater o tema. “Na época, fiquei surpreso diante do desconhecimento dos jovens sobre o sistema político-eleitoral. A inclusão de noções de ciência política no currículo do ensino médio vai formar eleitores mais conscientes e com maior capacidade de decidir sobre os destinos políticos do País”, defendeu.

O projeto prevê que a disciplina vai ensinar o que é o Executivo, o Legislativo e a função do Judiciário; detalhar a parte regimental das ações das comissões na Câmara e no Senado; discutir o sistema eleitoral com todos os detalhes: o financiamento de campanhas, como é feita uma coligação, o que é um partido político, quais são as regras de uma campanha eleitoral.

FONTE: DM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *