DEM elege ACM Neto como líder e impões derrota a Kassab

Por 27 votos a 16, os deputados federais do DEM elegeram nesta segunda-feira o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) como líder da bancada, o que representa uma derrota para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que apoiavaEduardo Sciarra (PR).

O racha no DEM coloca em lados opostos dois grupos de caciques do partido. O atual presidente, Rodrigo Maia (RJ), tenta manter seu grupo no comando da legenda na eleição marcada para março. O resultado o fortalece, já que ele apoiava ACM Neto. Também faz parte dessa ala o deputado Ronaldo Caiado (GO) e o senadorJosé Agripino (RN), possível
candidato do grupo à presidência da legenda.

Já a ala que saiu derrotada é comandada pelo ex-senadorJorge Bornhausen (SC) e por Kassab, que deve sair do partido rumo ao PMDB. Nesse grupo, também militam a senador Katia Abreu (TO), o ex-senador Marco Maciel (PE) e o ex-candidato a vice-presidente da República Indio da Costa (RJ).

Embora digam oficialmente que farão um gesto de reconciliação ao grupo derrotado hoje, os apoiadores de ACM Neto afirmam, nos bastidores, que o resultado é um fortíssimo indício de que derrotarão o grupo de Bornhausen-Kassab em março.

Durante os últimos dias, os dois lados fizeram intenso corpo a corpo em busca de apoio. Kassab chegou a rodar o país. ACM Neto, até poucas horas antes da reunião de hoje, se encontrava com possíveis apoiadores. O encontro com o último deles, o deputado Euler Cruvinel (GO), ocorreu no gabinete de José Agripino.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *