Vice-líder do Democratas na Câmara dos Deputados é homenageado pela terceira vez com premiação aos congressistas com atuação destacada em 2012

O deputado Ronaldo Caiado (Democratas-GO) é único político goiano entre os melhores parlamentares de 2012, de acordo com o Congresso em Foco. A homenagem, entregue na noite de ontem, em Brasília, reconhece os congressistas que tiveram desempenho destacado durante o ano na opinião de 186 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e de cidadãos que votaram pela internet. Esta é a terceira vez que o vice-líder do partido na Câmara está na lista dos 25 melhores deputados em atuação no País. O líder do Democratas e prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, também é destaque do Prêmio Congresso em Foco que está em sua sétima edição.

“Ao recebermos um diploma com uma votação daqueles que convivem conosco o tempo todo e tem o poder de análise sobre a performance parlamentar, isso sem dúvida nenhuma, engradece muito meu currículo. Nessa hora, quero dividir esse prêmio com todo o meu povo do estado de Goiás, com todos aqueles que sempre acreditaram em mim e conduziram pela quinta vez ao Congresso Nacional”, celebrou Caiado após receber o certificado nessa quinta-feira.

O deputado enfatizou ainda que homenagens como esse aumentam ainda sua responsabilidade como representante do povo. “Isso aumenta o nosso compromisso. Esse diploma me impõe muito mais deveres que direitos. Tenho que cada vez mais lutar para acrescentar um diploma como esse no meu currículo no próximo ano e mostrar a sociedade e a população do meu Estado que, graças a Deus, fazemos política com seriedade, com ética e buscamos trazer o que é melhor para a população”, concluiu.

Perfil

Ronaldo Caiado, 63 anos, está em seu quinto mandato com deputado federal. Natural de Anápolis, o médico ortopedista, é vice-líder da bancada do Democratas na Câmara dos Deputados. Um dos principais defensores do agronegócio no Congresso, Caiado já presidiu a Comissão de Agricultura da Casa. Também foi muito atuante na Reforma Política quando foi relator da Comissão Especial que tratou do tema. Em 2009, foi líder do partido na Câmara. Está na lista dos 25 melhores deputados do ano pela terceira vez.

Entenda melhor

O Prêmio Congresso em Foco homenageia, anualmente, parlamentares que se destacaram no desempenho de seus mandatos. Na primeira etapa, jornalistas que fazer a cobertura do Congresso Nacional selecionam deputados e senadores que julgam ter atuação . Este ano, na sétima edição do prêmio, 186 profissionais da imprensa escolheram 50 parlamentares. Na fase seguinte, internautas votam e definem a classificação dos homenageados. Os três melhores colocados recebem um troféu; os 10 no topo da lista são condecorados com uma placa e todos os 50 selecionados recebem um certificado.

São duas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” e nove categorias especiais – “parlamentar do futuro, disputada por congressistas com menos de 45 anos; “defesa da democracia”; “defesa do consumidor”; “defesa da segurança jurídica e da cidadania”; defesa da saúde”; “combate ao crime organizado”; “defesa da previdência social e dos servidores”; defesa do desenvolvimento econômico” e “defesa da inovação tecnológica”.

A condição do Congresso em Foco para o parlamentar figurar entre os premiados é não responder a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal, a processos nos conselhos de ética da Câmara e Senado e nem ser objeto de denúncias de grave violação aos direitos humanos.