Democratas pedem convocação de Gilberto Carvalho e a vinda de Romeu Tuma Jr. à Câmara para explicarem denúncia de falsos dossiês

Democratas pedem convocação de Gilberto Carvalho e a vinda de Romeu Tuma Jr. à Câmara para explicarem denúncia de falsos dossiês

O líder do Democratas na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), e o deputado Alexandre Leite (SP) apresentaram hoje (9/12) requerimentos de convocação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e de convite do ex-secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. A bancada quer explicações sobre a entrevista concedida pelo ex-integrante do governo à revista Veja em que denuncia o uso da estrutura do Estado para a fabricação de falsos dossiês contra políticos e outras personalidades opositoras a administração petista. Os requerimentos foram protocolados nas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Em umas das denúncias feitas por Tuma Jr. e publicadas em um livro, o ministro Gilberto Carvalho teria encomendado a ele um documento com informações contra o governador de Goiás, Marconi Perillo. Outro fato grave seria o engavetamento de uma investigação sobre a existência de uma conta com recursos do mensalão nas Ilhas Cayman. Tuma Jr. ficou três anos à frente da Secretaria Nacional de Justiça, órgão que armazena informações confidenciais de outros países, listas de contas bancárias de investigados e documentos protegidos por acordos internacionais.

“É necessário que esse assunto seja esclarecido. É inadmissível que uma estrutura de Estado sirva para fabricar dossiês e grampear autoridades. Estamos falando de denúncias do delegado Romeu Tuma Jr. que conviveu na intimidade do Poder, com a cúpula do governo por três anos. Não é possível que vão varrer mais essa denúncia para debaixo do tapete. A denúncia foi feita com dados de quem ouviu, presenciou e pôde constatar os fatos que relata na entrevista à revista Veja”, afirma o líder do partido.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *