Caiado quer discutir dívida de pequenos produtores de álcool de Goiás no Senado

Ronaldo Caiado e representan tes COASF - Crédito Sidney LinsO líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (29/04), uma comitiva representando cerca de 300 famílias que estão com propriedades rurais em risco na região central de Goiás.

Elas são vítimas do descaso do governo federal que incentivou pequenos produtores a firmar cooperativas de usinas de álcool (Proálcool) e depois abandonou os incentivos deixando famílias com propriedades hipotecadas e dívidas. No caso da Cooperativa Agroindustrial de São Francisco de Goiás (Coasf), que inclui pequenas propriedades da cidade em questão, além de Petrolina de Goiás, Jaraguá, Jesúpolis, Pirenópolis e Santa Rosa, as dívidas somam hoje mais de R$ 24 milhões.

“Quando a União comprou a dívida securitizada pagando à vista com recursos do Tesouro resolveu o problema dos bancos. Mas e os produtores? Vamos fazer uma audiência pública aqui no Senado com os diretores do Banco do Brasil e do Tesouro Nacional responsáveis pela execução da dívida para entender porque não há interesse em salvas essas famílias”, defendeu Caiado.

Durante a reunião, o democrata solicitou que sejam levantadas quantas famílias e o tamanho de cada propriedade para que sejam apresentadas em audiência como prova de que o banco está querendo executar uma dívida milionária sobre pequenos produtores.

“Vamos levantar os detalhes que comprovam a negligência do governo, primeiro em acabar com os incentivos, e depois na tentativa de solucionar um problema que ele mesmo criou. Foi o governo que chamou esses produtores, foi ele que ofereceu incentivos e induziu famílias a hipotecar propriedades centenárias. Estamos falando de 30 anos sendo tratados como inadimplentes. Essas pessoas ficaram isoladas do mundo” alertou.

Nas palavras do produtor Jaime Alves da Silva, a falta de interesse em resolver o problema da parte do governo só causou a decadência de famílias que durante toda a vida tiraram o sustento de suas terras. “Queremos renegociar uma dívida que hoje está maior do que nossa capacidade de pagar”, argumentou.

2 thoughts on “Caiado quer discutir dívida de pequenos produtores de álcool de Goiás no Senado

  1. Senador Caiado, procure analisar o que diz o Dr. Antonio José Ribas Paiva, em vídeo publicado, para num comum juntamente com entendidos de legislação política julgarem corretas as denúncias mostradas. E, se acharem corretas as instruções, colocá-las em pratica.Não tenho)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *