Caiado critica ausência do Itamaraty em negociação de empréstimos do BNDES no exterior

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), aproveitou audiência com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para questionar omissão do Itamaraty em relação às principais ações do governo federal no plano internacional. Em especial, a participação do BNDES em financiamentos externos motivada por critérios políticos. A audiência foi promovida pela Comissão de Relações Exteriores da Casa e aconteceu nesta quinta-feira (28/05).

“Gostaria de saber por que o Ministério de Relações Exteriores não está sendo chamado na hora que o governo decide fazer empréstimos do BNDES a países em que governantes têm alinhamento ideológico com O PT. Hoje um banco público brasileiro tem atendido a uma política bolivariana de desestabilizar eleições ao despejar bilhões em empréstimos financiados com o dinheiro do contribuinte brasileiro”, alertou Caiado.

O democrata sugeriu que o modelo de aparelhamento político que tem sido usado pelo PT nos últimos 12 anos não tem conseguido preencher a instituição, e, por isso, ela tem sido escanteada na formulação de nossa política externa pelo assessor para Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia.

“O que parece é que o PT não conseguiu fazer com que nosso Itamaraty, por se tratar de uma instituição respeitada, que forma através do Instituto Rio Braco a mais prestigiada carreira de Estado do país, atendesse a essa ideologia bolivariana. Hoje o órgão vive com cortes orçamentários causando uma situação cada vez mais debilitada nos consulados e embaixadas”, concluiu.

Haitianos
Em outra indagação feita ao ministro Mauro Vieira, Ronaldo Caiado demonstrou preocupação com a falta de informações do governo brasileiro em relação ao fluxo migratório de haitianos que estão entrando no país como refugiados. Para ele, os imigrantes podem estar sendo cooptados por movimentos e organizações ligadas ao governo.

2 thoughts on “Caiado critica ausência do Itamaraty em negociação de empréstimos do BNDES no exterior

  1. A turma do desgoverno petralha se acha muito ladina. Mas temos brasileiros inteligentes, justos e coerentes como o Senhor Senador Caiado. Mais uma vez, grata

  2. Está muito estranha a chegada ao Brasil dos HAITIANOS . Vem sem mulheres , sem família , homens fortes com os cabelos cortados como do exercito , com visto de entrada no país sem questionamento . Devem vir se juntar as FARK , CUT , MST , Força Nacional , para apoiar o PT . Espero que nossas FFAA estejam atentas a isso .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *