Caiado debate reforma política em encontro de vereadores realizado em Brasília

IMG_0711

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), participou nesta quarta-feira (6/5) de debate sobre reforma política na 3ª Mobilização de Vereadores realizada no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, o senador destacou a importância de ouvir as experiências dos parlamentares municipais para construir uma reforma que produza um sistema eleitoral mais próximo dos interesses do povo. Caiado ainda explicou a vereadores de todo o país as propostas que estão avançando no Congresso Nacional.

“É fundamental termos a oportunidade de conversar com centenas de vereadores. Eles é que refletem a realidade do dia-a-dia e estão sentindo na pele este momento delicado da política nacional. Ouvi atentamente suas inquietações, mas acredito que saberemos com inteligência e seriedade buscar a melhoria do sistema eleitoral porque o sistema atual está totalmente deteriorado. Não pode mais prevalecer essa tese da compra de votos e do uso da máquina governista por pessoas com a intenção única de se manter no poder”, opinou o parlamentar goiano.

Ronaldo Caiado fez uma explanação sobre a situação das matérias que tratam da reforma política em tramitação no parlamento. Uma das que está mais avançada é o fim das coligações (PEC 40/2011) nas eleições proporcionais que são eleitos os deputados federais, estaduais e distritais e os vereadores. A PEC, – já aprovada em dois turnos no Senado e ainda pendente de análise na Câmara, – é um das propostas com possibilidade de ser ter a apreciação concluída até setembro, prazo limite para que a regra nova possa valer nas próximas eleições municipais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *