Caiado quer audiência pública com Eletrobrás para cobrar cancelamento de obras da Celg de linhas de transmissão em Goiânia

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), quer realizar uma audiência pública para questionar as autoridades do governo sobre a instalação de linhas de transmissão em um bairro da capital goiana.
Para isso, o parlamentar apresentou requerimento na Comissão de Fiscalização solicitando a presença do presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho, do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, da promotora do Ministério Público de Goiás, Alice de Almeida Freire, e do representante da CELGPAR, José Fernando Navarretti Pena.  A empresa de energia do estado, Celg, controlada pela Eletrobrás, pretende instalar as linhas na região sudoeste de Goiânia, o que pode causar danos à saúde dos moradores.
“A população de Goiânia precisa receber esclarecimentos definitivos do Presidente da Eletrobrás sobre a insistência da Celg em manter o projeto de construção de uma linha de tensão sobre a região Sudoeste, em Goiânia. Ainda na Câmara dos Deputados, consegui barrar a obra, após audiência em novembro do ano passado, com o presidente da Eletrobrás, quando ele garantiu que o traçado da linha seria revisto em diálogo com os moradores da região”, justificou o senador.
Caiado conta que após sua atuação ainda como deputado a obra das linhas de transmissão ficaram paradas por seis, mas recentemente foi assinado um Termo de Ajuste com o Ministério Público para dar continuidade ao projeto. “Esse termo foi firmado sem qualquer diálogo com a população. Entretanto, tal ação poderá resultar grave dano à saúde a que estarão sujeitos os moradores caso a linha seja concluída. De acordo com os próprios moradores, há estudos da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Nacional do Câncer que apontam a alta incidência de câncer em regiões próximas às linhas”, argumentou.
Semana passada, o senador recebeu em seu gabinete um grupo de moradores locais que expuseram sua preocupação com a possibilidade da continuidade da obra e os possíveis prejuízos a população que ali reside.

 

One thought on “Caiado quer audiência pública com Eletrobrás para cobrar cancelamento de obras da Celg de linhas de transmissão em Goiânia

  1. Peço Senador, força e coragem porque água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Haveremos de conseguir, um passo após o outro, vamos conseguir sanear este país. Mais uma vez, agradeço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *