A verdadeira caixa preta do BNDES permanece intacta, diz Caiado

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), afirmou nesta tarde (2/6) que apesar da abertura de dados de parte dos empréstimos do BNDES, a maior caixa preta do banco permanece vedada. Segundo o parlamentar, são nas operações do BNDESPAR que serão encontrados dados que comprovaram favorecimento de empresas, de acordo com informações que ele recebeu. Por isso, o senador reforçou que a medida de divulgação de empréstimos do banco não isenta o BNDES de ser investigado por uma CPI. Caiado vai cobrar do presidente do Senado, Renan Calheiros, a leitura de requerimento de sua autoria para que a comissão seja instalada.

“É fundamental o banco se preocupar em começar a dar sinais de transparência. Agora, permanecem secretos os dados do BNDESPAR onde todos alegam que ali está a caixa preta. É no BNDESPAR em que é negociado o valor da ação da empresa que foi dada como garantia daqueles empréstimos. Pelas informações que tive é exatamente aí que as empresas são beneficiadas pelos valores das ações que transferem ao BNDES”, disse.

“A CPI é o único mecanismo para detalharmos todos esses pontos que são muito difíceis de nos aprofundarmos apenas com dados fornecidos pelo banco. Só na CPI que teremos instrumentos capazes de avaliar todos esses negócios que foram feitos dentro do BNDES e do BNDESPAR”, acrescentou.

Nesta terça-feira, foi acrescida a assinatura do senador Dalírio Beber (PSDB-SC) ao requerimento de criação de CPI em substituição a rubrica do senador Gladson Cameli (PP-AC) que foi retirada. O requerimento permanece com as 27 assinaturas necessárias para a instalação da CPI do BNDES.

4 thoughts on “A verdadeira caixa preta do BNDES permanece intacta, diz Caiado

  1. Caso seja aberta uma CPI, é imprescindível que tanto a relatória, como a presidência da CPI, não tenha membros comprometidos com o executivo. Sabemos que neste caso o resultado nunca é o esperado.

  2. Senador Ronaldo Caiado… Se for pelo apoio dos Brasileiros…pode contar conosco…os demais Senadores que faltam para completar a lista com certeza a assinarão sem qualquer constrangimento, pois sabem que esse é de fato o papel principal de um Senador da Republica. Honrar com o seu Nome e com o Nome do País para impedir o mal uso do dinheiro público.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *