cpmf

Caiado: Governo joga CPMF nos ombos da saúde mas recursos são para fazer caixa

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado, rebateu o argumento do governo de que a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) seria com o intuito de trazer mais recursos para a saúde.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira (19/06), no 2º Fórum Nacional de Regionais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, onde participou de um debate sobre aspectos médicos no cenário político atual.

“O governo joga nos ombros da saúde o retorno dessa malfadada CPMF, que nunca foi direcionada para área. O recurso que entrava por um lado saía pelo outro lado com cortes no orçamento. Estamos sendo feitos de boi de piranha para aumentar o caixa federal”, acusou.

Caiado também foi questionado sobre o problema das órteses e próteses no país, alvo de uma CPI no Congresso. De acordo com ele, é importante não generalizar casos abusivos, algo que só ajudaria o governo em sua campanha pelo enfraquecimento da classe médica brasileira.

“É no mínimo suspeito que a tabela do médico do SUS esteja congelada há anos e a tabela de próteses é reajustada com frequência. Mas casos abusivos devem ser investigados e punidos sem que isso seja usado para atingir a nós, médicos”, afirmou.