reeleicao

“Se garantirmos o fim da reeleição, apoiarei a redução do mandato de senador”, diz Caiado

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, afirmou ser a favor da proposta da Câmara que reduz o mandato de senadores de oito para cinco anos, “desde que seja aprovado o fim da reeleição para governadores e prefeitos”.

O senador disse ainda que não se pode discutir alterações do sistema eleitoral de forma fatiada. “Não tem sentido aumentar mandatos de governadores e prefeitos e se manter a reeleição, um dispositivo que já se mostrou prejudicial no Brasil. Hoje usam a reeleição como instrumento eleitoral. Vou trabalhar fortemente pela derrubada da reeleição. Se tivermos êxito, não vejo problema em reduzirmos o mandato de senador. O tempo de mandato é um tema acessório. O fim da reeleição é o principal”, disse.

Caiado afirmou ainda que cinco anos são suficientes para prefeitos e governadores desempenharem um bom mandato, caso a reeleição seja derrubada. “O que não dá é para aumentar mandato e ao mesmo tempo manter a reeleição. Seria aprofundar ainda mais o problema que vivemos hoje”, disse.