11940716_941633699226608_1480535572460731982_n

Caiado consegue aprovar audiência para discutir repasses do FCO do DF para Entorno

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), teve seu requerimento aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional, na manhã desta quarta-feira (02/09), para a realização de uma audiência pública que vai discutir a região do Entorno.

A intenção do senador é debater com lideranças locais, parlamentares e especialistas a redistribuição do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para que os recursos destinados ao Distrito Federal também amparem a região ao seu redor.

“Qual a finalidade dos fundos de desenvolvimento regionais? Ajudar a combater desigualdades. A maior desigualdade do Centro-Oeste hoje está no Entorno, onde índices de violência superam a Baixada Fluminense e até 50% da população tem que se deslocar diariamente para Brasília”, argumentou Caiado.

O requerimento recebeu apoio de outros senadores, como Lúcia Vânia (PSB-GO) e Hélio José (PSD-DF), que fizeram sugestões para que a audiência contasse com técnicos que lidam diretamente com a administração do fundo.

“Brasília tem hoje a mais alta renda do país, o que atrai muita gente. Como o custo de vida é alto, muitos acabam migrando para as cidades do Entorno, onde uma ocupação desordenada em regiões sem estrutura básica cria graves problemas sociais. Essas cidades são 100% dependentes de Brasília, mas no entanto ficam excluídas dos incentivos e repasses destinados ao DF. Não podemos continuar com essa desigualdade”, concluiu.

A audiência deve ser realizada em uma data a ser marcada já nas próximas semanas e contará com representantes de Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e outras cidades do Entorno.