22151337258_b2a3a3715e_z

Comissão de Fiscalização realiza nesta quinta audiência sobre instalação linhas de transmissão em bairros de Goiânia

Senador Caiado solicitou debate para pedir explicação sobre a medida que coloco em risco a saúde de 20 mil pessoas

A Comissão de Fiscalização do Senado realiza nesta quinta-feira (19/11), às 9h, audiência pública para discutir a instalação de linhas de transmissão em bairros residenciais de Goiânia. O debate ocorrerá a partir de requerimento do líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO). O parlamentar solicitou a audiência para alertar e pedir explicação da Celg – empresa de energia goiana – e da Eletrobras sobre o plano que pode comprometer a saúde de moradores de oito bairros da capital goiana.

“Fizemos uma audiência pública no final de 2014 sobre o assunto e à época os representantes da Eletrobras garantiram que a instalação não ocorreria até que houvesse consenso entre todos os envolvidos. No entanto, tomamos conhecimento de Termo de Ajuste e Conduta com Ministério Público que autorizou o reinício das obras sem nenhuma satisfação aos moradores, os mais afetados com a medida. A obra agora está embargada, mas a decisão é temporária. Nem os estudos que a Celg prometeu fazer sobre o impacto da obra foram feitos. Não existe médico que recomende viver próximo a essas linhas de alta tensão”, pontuou o senador.

As linhas de transmissão atingem 20 mil pessoas dos bairros de Parque Anhanguera, Setor Faiçalville, Setor Santa Rita, Jardim Presidente, Três Marias, Jardim Europa e Parque Amazonas. Já confirmaram presença na audiência pública a promotora do Ministério Público de Goiás, Alice de Almeida Freire, e os representantes dos moradores Marcelo Heleno Coelho de Souza, Maria Lúcia Caciano e Flávio Augusto Correia. Participam ainda representantes da Celg e da Eletrobras.

Serviço

Audiência pública sobre linhas de transmissão em Goiânia

Data: 19/11/2015 (quinta-feira)

Local: Comissão de Fiscalização do Senado, plenário 6, ala Nilo Coelho

Hora: 9h