22383867498_8a817ccdd3_z

Relatório de Caiado é favorável ao Dia Nacional do Nanismo

Projeto terminativo deve ser votado nesta quarta na Comissão de Educação

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), apresentou parecer favorável ao PLS 657/2015 que institui o Dia Nacional de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo a ser celebrado no dia 25 de outubro. O projeto de autoria do senador Romário (PSB-RJ) deve ser votado nesta quarta-feira 18/11 na Comissão de Educação e tem caráter terminativo. Isso significa que se aprovada pelo colegiado a proposição segue direto para Câmara dos Deputados sem apreciação em plenário. Caiado destacou em seu relatório que a criação da data significa mostrar a sociedade que as pessoas com nanismo querem ser reconhecidas como cidadãos capazes que não aceitam o preconceito.

“O que falta às pessoas com nanismo é um reconhecimento mais vigoroso por parte da sociedade e do poder público, no sentido de que se insiram efetivamente no seio da vida comunitária e na atividade produtiva. São pessoas perfeitamente capazes que aceitam o nanismo, o que não aceitam é serem ridicularizados”, afirmou Caiado.

O senador lembrou a trajetória do halterofilista Luciano Dantas, atleta com nanismo medalhista de bronze nos jogos Parapan-americanos de 2015, que esteve em audiência pública para debater o projeto. “É fundamental lutar contra qualquer forma de preconceito, que, felizmente, mas aos poucos, tem perdido muito de sua intensidade, graças ao trabalho de associações que congregam pessoas com deficiência, seus pais e seus amigos, e do parlamento brasileiro, ao estabelecer um permanente fórum de discussão e de legislar acerca de tais questões. Tive uma verdadeira aula de cidadania na audiência pública que tratou sobre o projeto do senador Romário. A causa deles sempre terá meu apoio em empenho”, disse o senador que é médico há 40 anos.