Capturar

Após OMS declarar “emergência global”, Caiado quer convocar ministro de Saúde na abertura do ano legislativo

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), apresentou requerimento de convocação ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, para “prestar informações sobre a situação alarmante do crescimento de casos de microcefalias relacionados ao zika vírus”. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (01/02), na Comissão de Fiscalização e Controle (CMA).

De acordo com o senador, o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde de “emergência global”, tendo o Brasil como principal foco, demonstra a exigência uma estrutura grandiosa para se combater o mosquito transmissor. Ele também vai cobrar esclarecimentos sobre como o governo federal tem financiado e dado suporte a pesquisas que buscam erradicar a doença.

“Como médico, não posso deixar de me atentar para os números que dão a verdadeira proporção dessa calamidade e para as políticas públicas para o setor de pesquisa. O ministro precisa vir prestar satisfação do que está sendo feito. Até pelo histórico anterior de trapalhadas no Ministério da Saúde, o Congresso não pode fechar os olhos e achar que o Palácio do Planalto está dando conta de fazer tudo que precisa”, afirmou Caiado.