Caiado plenário

Pesquisa da UFG mostra que goianiense aprova Caiado e rejeita o PT

Levantamento feito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com 1,2 mil eleitores goianienses mostra que o senador Ronaldo Caiado (Democratas) é um dos políticos mais bem pontuados, à frente de lideranças como Marconi Perillo (PSDB), Paulo Garcia (PT) e Dilma Rousseff (PT). Na dianteira estão apenas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o senador Aécio Neves (PSDB).

O dado está presente na pesquisa intitulada “O comportamento político do eleitor goianiense”, sob coordenação do professor Pedro Santos Mundim, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. A pesquisa, realizada entre os dias 14 de novembro de 2015 e 17 de janeiro de 2016 com 1,2 mil eleitores com mais de 18 anos, revela ainda que o PT é o partido mais rejeitado pelos moradores da capital.

Dos entrevistados, 50% rejeitam o PT. Ronaldo Caiado avalia que este resultado, somado à falta de interesse do eleitor goianiense com a política, se explica pelas práticas corruptas da sigla. “Quando a principal tônica do governo é a corrupção, é natural que o eleitor se interesse menos por política. Isso não quer dizer que ele não esteja crítico e atento. Uma prova disso é uma pesquisa que foi realizada pela UFG para entender o comportamento político do goianiense. Nada menos do que 50% dos goianienses rejeitam o PT e suas práticas inescrupulosas de manutenção do poder”, afirmou.

O líder do Democratas acredita que este levantamento traz um olhar acerca do futuro. “Tenho certeza de que este quadro tratá profundas mudanças na configuração política com as eleições deste ano. É bom perceber que neste quadro o Democratas se destaca como um perfil com credibilidade e sem desgaste, capaz de responder às atuais demandas. Entre tantas lideranças importantes, até mesmo internacionais, tive a alegria de ser um dos melhores pontuados. A leitura que faço é que o caminho está aberto para as mudanças tão necessárias em nosso Estado”, disse.