WhatsApp Image 2016-11-30 at 11.56.56 (1)

Caiado sugere criação de centros de combate ao diabetes

O líder do Democratas no Senado Federal Ronaldo Caiado (GO) que criar centros integrados de combate ao diabetes para conter a epidemia da doença no país.

O assunto foi discutido em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais nesta quarta-feira (30/11). A reunião proposta por Caiado contou com representantes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular e da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes.

“Vamos transformar a proposta de criação dos centros de referência em um projeto de lei da comissão e vamos buscar avançar no rito de urgência e negociar com o presidente Temer uma sanção rápida”, defendeu Caiado após o debate que ocorreu na comissão e que ressaltou o caráter abrangente do problema do diabetes que afeta funções diversas do corpo e causa um grande custo à saúde pública.

“O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de despesa com diabetes. Isso corresponde a 22 bilhões de dólares por ano. Em 2040, nós vamos passar do quinto lugar para o terceiro e com um gasto provável de 36 bilhões de dólares. É muito dinheiro, que deve ser revertido para a prevenção”, defendeu a médica endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, representante da Sociedade Brasileira de Diabetes.