20151029034353-727x409

Projeto de Caiado que incentiva ovinocaprinocultura é aprovado no Senado

O senador Ronaldo Caiado (Democratas-GO) conseguiu aprovar em caráter terminativo no Senado o projeto de lei 524/15, que cria parâmetros para a elaboração de políticas públicas voltadas aos produtores de cabras, bodes, ovelhas e carneiros (ovinocaprinocultura). Votado na Comissão de Agricultura nesta quarta-feira (30/11), o PLS segue agora para a Câmara.

O projeto fundamenta a inclusão deste setor em políticas de crédito rural; seguro agrícola; desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; assistência técnica; garantia de preços dos produtos; formação de estatísticas sobre o rebanho; controle sanitário; e estímulo à exportação.

“A ovinocaprinocultura é uma cadeia produtiva que representa importante fonte de renda para o Nordeste, que concentra mais de 70% do rebanho nacional. Como tenho vinculação forte com região por questões familiares, sei de sua importância principalmente para pequenos produtores”, argumentou.

De acordo com Caiado, por se tratar de uma cadeia produtiva fundamental para homens do campo em regiões mais carentes do país, é preciso um cuidado maior para garantir e ampliar as condições de produção. O democrata enxerga um potencial de desenvolvimento para o setor.

“Pela baixa produtividade e qualidade na produção, os criadores deixam de aproveitar um grande potencial de mercado, inclusive, externo para carne, leite, lã, pele e outros derivados. O Brasil é hoje o 16º no ranking mundial de criação. Se estruturarmos toda a cadeia, podemos fazer o país avançar muito mais”, defendeu.