WhatsApp Image 2017-04-25 at 11.55.18 (1)

Caiado defende ensino presencial de enfermagem

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), se colocou contra a ideia de cursos de graduação à distância (EAD) para formação de enfermeiros.

Em sessão na Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira (25/04), foi aprovada uma audiência pública com o objetivo de debater o tema. O senador estendeu sua posição para outros cursos da área de saúde que necessitam de uma formação qualificada e presencial.

“Me coloco 100% contrário à criação de curso à distância para graduações na área da saúde. Estamos tratando de uma área extremamente especializada. Daqui a pouco vamos estar criando uma geração de profissionais na área da saúde que vai ter o primeiro contato com o paciente após a formação. Não podemos deixar a qualidade de nossos profissionais cair ainda mais” argumentou.

Caiado trouxe exemplos da área da medicina onde profissionais não gabaritados estão realizando procedimentos que deveriam ser exclusivos para especialistas. Em especial, ele citou a área da dermatologia.

“Tive a oportunidade de receber colegas da demartologia que trouxeram aqui denúncias do mau uso de medicamentos na área por não-profissionais. São latrogenias praticadas por pessoas que não têm qualificação para a manipulação de medicamentos sem saber a abrangência do que sendo tratado. É comum uma pessoa ter uma mancha no rosto e, se não for a um especialista, não vai sabe se é um melanoma ou apenas uma hiperpigmentação”, comparou.

A audiência vai acontecer no colegiado no mês de maio e deve contar com a participação de representantes do Ministério da Educação e profissionais da área.