WhatsApp Image 2017-05-18 at 17.28.05

NOTA OFICIAL DO SENADOR RONALDO CAIADO SOBE O PRONUNCIAMENTO DE MICHEL TEMER

O presidente Michel Temer, ao insistir em permanecer no cargo mesmo admitindo o quadro já instalado de ingovernabilidade, fez a pior das opções para ele e para o país: desafiou a crise. E o fez, não em nome do interesse público, mas para preservar sua imunidade institucional.
 
Não há outra explicação. O presidente, com sua experiência, sabe que não terá meios de vencer a crise pelo simples fato de que ele próprio é a crise.
 
Se o presidente quer mesmo que o país retome o quadro de recuperação da economia, precisa reconhecer que, em decorrência das denúncias que o envolvem, é ele o maior obstáculo para que isso volte a ocorrer.
 
O presidente precisa entender que, independentemente de seu destino no campo jurídico, já foi julgado e condenado politicamente.
 
O gesto de grandeza que lhe resta – e pelo qual clama a sociedade brasileira – é o da renúncia para que o país possa recompor, em outras bases, o seu ambiente político. Sua resistência aos fatos incentiva a ação nefasta dos radicais que investem no “quanto pior, melhor”.
 
O Brasil não merece isso.
Ronaldo Caiado (GO), líder do Democratas no Senado Federal
 
Brasília, 18 de maio de 2017