7f786a90-9878-435b-a9c0-2f214c4b97dc

Em encontro com o ministro Mendonça Filho e prefeito de Catalão, Caiado comemora criação do curso de medicina na UFG

O senador Ronaldo Caiado classificou como um marco para Catalão a oficialização do curso de medicina no município. Nesta terça-feira (5/9) no Ministério da Educação, Caiado; o ministro da Educação, Mendonça Filho; o prefeito de Catalão, Adib Elias e os deputados estaduais de Goiás, Paulo Cézar, José Nelto e federal, Pedro Chaves se reuniram no MEC, em Brasília, para ratificar a criação do curso. A faculdade, vinculada a Universidade Federal de Goiás, será criada em decorrência do empenho do senador goiano, que considerou como sua missão tirar do papel a intenção de inaugurar o curso na cidade do interior do estado. Serão oferecidas 50 vagas anuais aos estudantes de medicina.

“Tanto o prefeito Adib quanto o deputado Paulo Cézar, José Nelto e Pedro Chaves, todos foram unânimes em dizer que uma cidade que já atingiu uma condição de industrialização, na área de mineração, com uma infraestrutura com vários hospitais instalados, com uma Santa Casa que servirá de suporte na formação e qualificação dos acadêmicos de medicina, o campus universitário, o corpo docente, faltava exatamente a faculdade de medicina para poder coroar esse trabalho todo que é fundamental para a Universidade Federal de Goiás, no campus de Catalão. Viemos aqui neste dia de hoje agradecer um trabalho que vem de longa data, mas graças a Deus nessa reta final conseguimos dar celeridade e estamos aí com o curso já publicado no Diário Oficial”, comemorou Caiado.

O senador ainda falou das novas lutas que virão pela melhoria da universidade e da importância de se ter uma faculdade de medicina qualificada para atender a população goiana. “Agora, temos outras ações também, temos que lutar pela parte orçamentária, temos que lutar para buscar ampliação da estrutura de prédios dentro do campus universitário. Cada momento seu passo e vamos degrau a degrau construindo aquilo que a população espera. Essa faculdade de Catalão tem o objetivo totalmente dentro daquele aspecto que tanto Adib quanto eu nos formamos, que é qualificar bons médicos para o atendimento da nossa população do estado de Goiás e do Brasil afora”, acrescentou.

O prefeito Adib Elias fez questão de agradecer o empenho de Caiado para a concretização do curso. “Gostaria de dizer do momento histórico para a cidade de Catalão. Como disse ao ministro, Catalão não é das cidades mais importantes do interior de Goiás, é uma das mais importantes cidades de todo o interior brasileiro. E eu gostaria de dizer o que o senador Ronaldo Caiado falou: trata-se de uma diferença muito grande Catalão estar recebendo uma faculdade de medicina que é muito importante, mas, acima de tudo, por uma universidade federal. É um momento muito importante de agradecimento ao ministro Mendonça Filho, de agradecimento ao senador Ronaldo Caiado e de agradecimento a todos os deputados, todos eles na confecção de uma obra tão importante como é a escola de medicina na cidade de Catalão”, disse o prefeito de Catalão.