Vereadores-FotoLeandroVieira5

Iris defende união e diz que oposição não pode errar

Prefeito de Goiânia diz que vai conversar com Ronaldo Caiado e Daniel Vilela para sacramentar a união. Senador diz não ter dúvidas de que oposição estará unida. Evento reuniu mais de 300 vereadores simpáticos à pré-candidatura do democrata

Em um encontro com mil pessoas que mobilizou mais de 300 vereadores, deputados, prefeitos e vice-prefeitos de 100 cidades goianas, o senador Ronaldo Caiado (Democratas) e o prefeito Iris Rezende (MDB) defenderam juntos a importância de a oposição se unir para garantir a vitória nestas eleições. Mostrando-se admirado com a força política do parlamentar, o emedebista afirmou que a oposição perdeu o direito de errar.

“Durante todo esse tempo tive que ficar neutro para que, quando chegasse esse momento, tivesse a respeitabilidade de todos os pretensos candidatos para mostrar qual vai ser o meu papel. Eu já falei publicamente e vou chamar os dois pré-candidatos da oposição e pedir para se entenderem. Vivi na carne quatro derrotas sucessivas. Não podemos, não temos o direito de nos afobar”, afirmou o prefeito.

Para o prefeito, a presença das lideranças políticas neste sábado foi notadamente expressiva. “Dificilmente a gente vê tantas lideranças reunidas em um auditório como nesta manhã. Ronaldo Caiado tem muita coisa importante para falar. Seu desempenho extraordinário tem chamando a atenção não só de nós goianos mas de toda a Nação. Se eu estou aqui é porque eu tenho respeito, consideração e reconheço seu valor, Ronaldo. Se você não fosse a pessoa que é eu não estaria aqui”, afirmou.

Respeito aos vereadores

Ao iniciar seu discurso, o senador Ronaldo Caiado fez questão de enaltecer o papel dos vereadores na condução do processo político em Goiás, movidos pelo sentimento da população. “É uma alegria contar com a presença espontânea e suprapartidária dos vereadores neste evento. Quero prestar minha homenagem a eles que alavancam o sentimento dos municípios”, afirmou.

Presidente da Câmara de Goiânia, o vereador Andrey Azeredo (MDB) elogiou a postura do senador de dedicar atenção especial aos vereadores neste encontro de sábado. “A vinda de Caiado aqui é uma demonstração de respeito. O primeiro contato da população é com nós vereadores, que vivemos com ela no no dia a dia. Nós precisamos de um novo rumo para Goiás. Precisamos de um Estado transparente. Queremos soluções e que o senhor possa apresentá-las de forma viável e efetiva para que juntas as oposições possam dar um novo rumo para o Estado”, disse o emedebista.

Autor da proposta deste encontro, o vereador Paulo Daher (Democratas) comparou a trajetória política de Iris Rezende e Ronaldo Caiado. Para ele, o respeito da população por ambos foi conquistado por mérito. “Ronaldo Caiado é um homem que tem honra, honestidade, firmeza de caráter e conduta ilibada. Um homem público que caminha nos trilhos da política e em quem não paira em nenhum instante nenhuma marca, nenhuma mancha”, sublinhou.

Vereador de Rialma, Paulinelli (MDB) testemunhou como tem sido a receptividade do senador no interior, com quem tem andado em todas as regiões de Goiás. “Onde você vai encontra pessoas que querem a mudança. E esta mudança é o senador Caiado, que é um homem que valoriza as pessoas, os vereadores. Acredito na união com MDB, conhecemos a história do partido”, afirmou.

O vereador de Goiânia, Tiãozinho Porto (Pros) afirmou que um evento deste porte é merecimento do democrata. “O evento foi sensacional. Ronaldo Caiado merece esse evento grandioso. Ele esteve com a gente na quinta-feira com um discurso leve e suave. Eu disse a ele que o caminho dele é o certo, de transparência. É isso que Goiás precisa. Tenho certeza de que irá alcançar seus objetivos”, afiançou.

Coragem

Ex-integrante da base governista, o deputado estadual Dr. Antônio (PR) comentou sobre a alegria de caminhar com o senador Ronaldo Caiado. “Tenho certeza de que ele saberá valorizar o dinheiro público e governar para o povo, promovendo mudanças importantes na saúde. Tem muita gente do governo que gostaria de estar aqui também mas tem medo de represália. Colegas me dão os parabéns pela minha coragem de mudar”, contou.

O deputado Major Araújo (PRP) concordou que é preciso coragem para mudar. “Política não é mais para covarde. É para quem tem coragem. Coragem de romper até com o partido quando esse caminhar por outro caminho”, disse. “Temos um político que é ético, não precisamos apresentar nem falar mais nada sobre ele. Só precisamos dizer que o Ronaldo Caiado é o nosso candidato e que representa a esperança e inspiração para todos nós”, resumiu.

Mais uma vez presente, o delegado Waldir Soares afirmou que Ronaldo Caiado é o nome certo para corrigir todas as falhas deste atual governo. “Caiado vai corrigir a tempestade que esse governador deixou no nosso Estado. Vou caminhar com Caiado na chuva, no sol, de dia e de noite. Eu ajudei a eleger esse governador que está aí e vou ajudar agora a tirá-lo”, garantiu.

Apoio dos prefeitos

Primeiro prefeito a declarar oficialmente apoio à pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado, Fausto Mariano, do MDB de Turvânia, afirmou que é um orgulho ter tomado esta decisão. “Quero dizer com o maior orgulho do mundo que sou o primeiro prefeito do MDB de Goiás a declarar publicamente apoio a esse homem que representa Goiás com orgulho não só no cenário estadual, mas também”, disse.

Ao discursar, o prefeito elogiou a sabedoria do senador em ouvir as lideranças que estão mais próximas da população. “Você foi muito sábio ao reunir os vereadores do Estado inteiro que estão em contato permanente com o povo. Eles sabem compreender a necessidade do povo goiano. Esse salão ficou pequeno numa manhã de sábado porque eu entendo que o Brasil precisa do que o Estado de Goiás tem: a figura de Ronaldo Caiado para nos governar”, reforçou.

Fausto Mariano afirmou que é a hora de a oposição deixar este campo e assumir o governo. “Eu torço para a união, mas não quero mais passar 20 anos no campo da oposição. Não vou mais sacrificar o povo de minha cidade por vaidade. Se a união não ocorrer esse mês, não será só um prefeito não. O senhor vai receber mais da metade das lideranças de Goiás do MDB autêntico”, garantiu.

Kajuru: “Por Caiado eu mato e eu morro”

Dono de um dos discursos mais inflamados a favor do senador Ronaldo Caiado na manhã deste sábado, o vereador Kajuru (PRP) destacou a amizade entre os dois e conclamou a oposição a esquecer quaisquer diferenças em nome de algo maior para Goiás.

“Eu disse a Ronaldo Caiado uma frase que eu quero repetir: quem não tem gratidão, não tem caráter. Ele me acompanhou nas horas mais escuras de minha vida, quando quase morri e fui salvo por ele”, narrou. Sua força, segundo o vereador, vem do exemplo do senador. “Aqui é aroeira, e eu aprendi a ser aroeira com Ronaldo Caiado. Quanto mais bate, melhor”, afirmou.

Na avaliação de Kajuru, é hora de respeitar o sentimento de mudança da população. “A gente está num momento que a gente tem que esquecer as diferenças. Vamos parar de picuinha. Vamos pensar em Goiás. Chegou o momento de respeitar a sua população. Esse Estado ficou loteado por um tirano que dentro do coração só tem maldade, covardia, deslealdade”, lamentou.

O vereador Kajuru conclamou a oposição a se unir. “Estou aqui hoje para dizer: ou a gente se une, ou a gente se entende, ou a gente tem humildade de compreender qual que a hora de cada um e saber que esse momento não é só de um homem, é de todos. É momento da família goiana. A família goiana precisa entender que chegou a hora de um basta”, defendeu.

Para ele, ainda há esperanças para os goianos. “Goiás tem jeito apesar de tudo que esse homem tem feito. Só que temos que sair dessa situação com espírito de irmandade, de amizade, com o espírito que aprendi na família Caiado. Quem mexeu com Caiado, mexeu comigo. Porque por ele eu mato e eu morro. Eu vou repetir: pelo Caiado eu mato e eu morro”,

Também estiveram no evento hoje o ex-prefeito de Guapó Luiz Juvêncio (MDB); o ex-prefeito de Caiapônia, Argemiro (MDB); o deputado estadual Lívio Luciano (MDB); o suplente de senador Luiz Carlos do Carmo (MDB); o prefeito de Faina, Tiago Pedragrande (Democratas); o ex-presidente regional do MDB, Nailton de Oliveira; o presidente da União de Vereadores de Goiás, vereador Ricardo de Oliveira; e os presidentes de partido Rosi Guimarães (PMB); Eurípedes do Carmo (PSC); Eduardo Macedo (PMN); Alexandre Magalhães (PSDC); José Netho (PPL); Fernando Meirelles (PTC); Claudivino Vieira (Patriotas); e Denes Pereira (PRTB).