foto

Caiado cobra votação de projeto que amplia região do Entorno de Brasília 

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), cobrou a inclusão na pauta do plenário o PLC 102/2015 que amplia a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). O projeto de lei complementar acrescenta 10 novos municípios de Goiás e dois de Minas Gerais à RIDE, o que garantirá acesso a recursos federais e prioridade em convênios nas áreas de infraestrutura, transporte, educação, saúde e cultura. O senador lembrou que já existe acordo desde o final do passado para votação da matéria que já foi aprovada na Câmara dos Deputados.

“Venho a tribuna cobrar a inclusão na pauta de um projeto que fizemos acordo no final do ano passado, o PLC 102/2015 que contempla a ampliação da RIDE. Essa matéria está sendo procrastinada no decorrer desse tempo. O que se propõe é exatamente trazer um desenvolvimento integrado. O estado de Goiás sofre sobremaneira e a região do Entorno é altamente penalizada porque o fluxo todo de milhares e milhares de pessoas que hoje ocupam essa região do Entorno de Brasília ficam desassistidas pela capital federal, que tem a fundo perdido mais de R$ 12 bilhões por ano para tratar da saúde, da educação e da segurança pública. E, no entanto, tudo isso é negado ao cidadão que mora em Goiás, mas que presta serviço em Brasília. É fundamental que tenhamos uma preferência na votação desse projeto”, argumentou o senador. 

O PLC 102/2015 acresce a RIDE os municípios goianos de Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício e os mineiros de Arinos e Cabeceira Grande. Outras 22 cidades já fazem parte da região do Entorno do DF, criada pela Lei Complementar 94/98.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e aguarda apreciação  em plenário. Se aprovado, segue para sanção presidencial.