1

Ronaldo Caiado e Wilder foram fundamentais para viabilizar a Universidade Federal de Catalão, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, enalteceu nesta segunda-feira (21/05) o empenho dos senadores Ronaldo Caiado e Wilder Morais, ambos do Democratas, na viabilização da Universidade Federal de Catalão. Segundo o ministro – que visitou o município para fazer o anúncio da UFCat e participar do lançamento de obras no Instituto Federal Goiano -, os dois foram fundamentais para conseguir a aprovação da lei que transformou o campus da UFG de Catalão em UFCat. O ministro também destacou o papel do prefeito Adib Elias (MDB).

“Os senadores Wilder Morais e Ronaldo Caiado foram fundamentais em todo o trabalho de conseguir a aprovação da lei, com suas articulações, e em trazer recursos para a universidade. São duas pessoas que trabalham muito pela Universidade Federal de Goiás e agora para a Universidade Federal de Catalão”, testemunhou.

Segundo ele, a prefeitura também teve forte colaboração na iniciativa. “A prefeitura, através do prefeito Adib Elias, foi um apoio fundamental. Desde a doação do terreno ao incentivo, a busca constante com toda a bancada para a construção tanto do novo prédio de Medicina como para a transformação da universidade em Universidade Federal de Catalão, trazendo identidade para a cidade”, elogiou.

Antes de participar da solenidade do anúncio ao lado de várias autoridades, Ronaldo Caiado falou da alegria de ter contribuído para o processo. Ele foi um dos relatores do projeto de criação da UFCat (PCL 5/18), aprovado em fevereiro deste ano.

“Ao lado do meu colega Wilder, tivemos uma atuação junto com ex-prefeito Harley Margon para buscar atender ao sentimento da população, que sempre clamou por uma universidade federal própria. Isso dá um status diferenciado a Catalão, especialmente com a criação de cursos como o de Medicina. Tenho certeza de que isso atrairá para Catalão novos investimentos”, disse.

O senador Wilder Morais também destacou que em 2013 foi sub-relator do Orçamento e que teve oportunidade na ocasião de colocar a previsão de investimentos para quatro universidades goianas: Porangatu, Cidade Ocidental, Catalão e Jataí – sendo que estas duas últimas já saíram do papel.

‘Tivemos a felicidade de garantir a criação das universidades federais de Jataí e Catalão. Foi importante esse trabalho nosso junto ao Ministério da Educação. Sou relator do Orçamento para que a gente possa garantir recursos para implementar de vez a Universidade Federal de Catalão. E teremos mais cursos além de Medicina. Estamos muito felizes de concretizar isso. Quem ganha é toda a cidade de Catalão e região”, comemorou.

O prefeito Adib Elias relatou a felicidade de ter a presença do ministro, do governador e dos senadores nesta solenidade de hoje. “É um dia extremamente marcante, de alegria. Nós temos muita gente para agradecer. Recebo com alegria e ter a presença de senadores, ministro e pessoas que têm engrandecido a cidade e colocando Catalão como uma das mais importantes cidades do interior. Eu sempre brinco que a universidade é uma grande empresa de ensino. Mas é também empresa econômica também, que faz com que desenvolva a economia da cidade. Isso vem colocar cada vez mais Catalão no cenário nacional”, disse Adib Elias.

No discurso o reitor da UFG, Edward Madureira, destacou o significado deste momento. “É de uma importância muito grande este momento, depois de mais de 30 anos em que a UFG deu o primeiro passo rumo à interiorização. Fui reitor entre 2006 e 2014 e retornei agora. Convivi com várias autoridades. Eu tenho que dizer que nunca eles nos faltaram com o compromisso, a dedicação e o empenho para estar aqui hoje”, garantiu, citando Ronaldo Caiado como um “batalhador e defensor da UFG”.

O ex-prefeito Harley Margon também deu seu depoimento. “Tive o privilégio de levar essa bandeira com a comunidade. Nunca é demais repetir que educação é tudo. Esse esforço foi grande. Temos de nos juntar sempre em favor da educação. A alegria aqui é compartilhada”, afirmou.

Após o anúncio o lançamento da pedra fundamental do prédio da saúde, durante a cerimônia, Ronaldo Caiado e Wilder Morais seguiram para o lançamento da pedra fundamental do campus de Catalão do Instituto Federal Goiano. Depois eles visitaram as obras do câmpus avançado do IF Goiano de Ipameri.

A visita ao campus de Ipameri foi marcado por momentos de descontração ao lado dos estudantes. No campo de futebol ao lado do auditório, o ministro ensaiou duas jogadas de pênalti. No primeiro, jogou a bola para fora. No segundo, o goleiro capturou a bola. Wilder Morais e Ronaldo Caiado, que não se aventuraram com a bola, tiraram fotos com o time de futebol do IF Goiano.

A última agenda com o ministro foi na inauguração das obras do campus do IF Goiano de Morrinhos. O diretor do campus, Gilberto Silvério da Silva, fez questão de falar do empenho de Ronaldo Caiado pelo instituto. “Para nós hoje é um momento muito especial. Inauguramos 10 obras no valor de R$ 10 milhões e teremos mais 5 milhões para investimentos. É um momento festivo e temos de agradecer publicamente o senador Ronaldo Caiado, que liberou R$ 1 milhão em verbas orçamentárias. Com esse recurso nós poderemos estruturar o campus em termos de laboratórios e salas de aula. Tudo isso vai garantir uma excelência no ensino”, agradeceu.