tim (5)

“Sentimento de mudança é uma realidade em todo o Estado”, diz Caiado ao visitar a região Sul

Senador participou de carreatas neste sábado que passaram por Bom Jesus de Goiás, Itumbiara, Vicentinópolis, Joviânia, Goiatuba e Morrinhos

A cada passagem da coligação A Mudança é Agora pelos municípios, fica mais nítido o desejo da população de ver surgir um novo Goiás. Foi desta forma que o candidato ao governo Ronaldo Caiado (Democratas) resumiu a sua passagem por seis municípios da região Sul neste sábado (22 de setembro), em carreatas ao lado dos candidatos a vice-governador Lincoln Tejota (Pros) e ao Senado Wilder Morais (Democratas) e Jorge Kajuru (PRP).

Convidado por jornalistas em Bom Jesus de Goiás a repercutir pesquisas que o colocam na liderança isolada na disputa para o governo, Ronaldo Caiado afirmou que as recebe com humildade mas que o foco continua a ser percorrer todo o Estado com a mensagem de que Goiás pode ter uma gestão mais eficiente, transparente, com foco no cidadão e conduzida por pessoas que tenham espírito público.

“O importante nessa hora é caminhar o Estado todo. É uma eleição curta que termina em 15 dias. Temos de ter a consciência mais do que nunca de que não existe vitória antecipada. Temos de trabalhar 24 horas. O que vemos é que o sentimento de mudança é uma realidade. A população quer experimentar uma nova gestão, que tenha como traço a independência moral e intelectual para fazer as mudanças que o Estado tanto precisa fazer nessa hora. Quero ter a chance de governar com apoio de todos aqueles que têm espírito público”, frisou.

O deputado estadual Lincoln Tejota afirmou que a coligação tem um projeto sólido para Goiás e, mais do que isso, credibilidade para executá-lo. “Queremos ajudar o Estado a crescer, a explorar os seus potenciais nas diferentes áreas. Temos projetos para isso e, o mais importante, a credibilidade para executá-los. A campanha fica cada dia mais forte porque as pessoas sabem que estamos trazendo uma política mais humana e mais voltada para a população”, resumiu.

Desafios

Ronaldo Caiado afirmou que as mudanças só serão possíveis com o apoio dos goianos, vindo de todos os cantos do Estado. Reconhecida como uma das molas do desenvolvimento de Goiás, a região Sul tem hoje uma grande capacidade de gerar empregos e produzir riquezas. Por isso Ronaldo Caiado afirmou durante entrevista que é preciso ter os olhos voltados também para ela.

“Aqui é uma região reconhecida pelo quanto ajuda o Estado de Goiás na sua capacidade de geração de emprego e de produção. É preciso voltar os olhos para cá porque está aqui a grande oportunidade para que todos nós possamos dar cada vez mais cidadania e dignidade a todos os municípios de Goiás”, enalteceu.

Na avaliação do senador, hoje uma das principais demandas dos municípios do Sul é a profissionalização dos jovens. “Na área da educação temos uma responsabilidade principalmente na parte da profissionalização dos mais jovens e na formação de técnicos qualificados. Vamos buscar parcerias com o Sistema S para os jovens se qualificarem e poderem trabalhar nas principais vocações da região”, assegurou.

Outro desafio que Ronaldo Caiado irá enfrentar é a regionalização da saúde. “Como médico que sou, esse será nosso grande desafio. Hoje vocês viram que o Hospital de Goiânia, que deveria ser ponto de referência, não consegue mais receber os doentes mais graves devido à falta de medicamentos e de condições mínimas para operar os pacientes”, lamentou.

“Minha meta é regionalizar a saúde e dar um atendimento de saúde qualificado à população. Precisamos acabar com as distâncias. Não é possível o paciente ter de percorrer 700 quilômetros para ser atendido apenas em Goiânia, Aparecida ou Anápolis”, complementou.

Em Bom Jesus, são cinco vereadores apoiando o projeto da mudança: João Batista (presidente da Câmara), Wender, Piximbinha, Rosely e Vanderley. A carreata foi acompanhada pelo ex-prefeito Adair Henrique, por candidatos a deputado estadual e federal, além de lideranças da região.

Em Itumbiara, uma das cidades mais importantes do Sul de Goiás, a recepção foi surpreendente. Dezenas de carros tomaram as ruas e moradores e comerciantes saiam para cumprimentar o candidato democrata. Líder absoluto em todas as pesquisas já divulgadas, Caiado ouviu os clamores da população, que não aguenta mais as promessas do grupo que domina Goiás há 20 anos.

Apesar de alardeada aos quatro ventos, a implantação do curso de Medicina no campus de Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás (UEG) ainda não foi efetivada. Além disso, a revitalização da Avenida Modesto de Carvalho e a estrada entre Cachoeira Dourada e Itumbiara nunca saíram do papel.

“Fomos recepcionadas de forma maravilhosa, estamos a 15 dias da eleição e peço que continuemos na luta, vamos rumo à vitória”, conclamou ao se despedir dos itumbiarenses.

Em Panamá, Caiado foi recepcionado por oito vereadores: Carlos Vieira, Marcinho, Fabiano, Orestes, Amilcar, Jose Tuta, Batatinha e Lazaro Gabiru (o presidente da Câmara), além do prefeito e vice-prefeito, Zé William e Fernandinho. Eles pediram melhora no serviço de saúde, ampliação do atendimento e asfalto. “Esse governo prometeu R$ 1 milhão daquele programa falso Goiás na Frente. Não chegou nada. Queremos um governante que cumpra a palavra”, afirmou Fabiano.

Em Goiatuba, a coligação A Mudança é Agora se deparou com um verdadeiro caos: ruas esburacadas e com asfalto completamente destruído. Ao lado dos vereadores Alexandre Kinka, Beto Construtor, Beto Buzaim, Branquinho, Clifer Lucas, Rogerio Conga, Japinha e Ricardo da Carpa, Caiado se comprometeu a fazer um governo parceiro dos municípios e agradeceu o companheirismo dos vereadores de todo o Estado.

Com a agenda cheia, o sábado movimentado seguiu para Joviânia, onde o vice-prefeito Nego Riccioli conduziu a caravana da mudança pelas ruas da cidade. Beijos, mãos em positivo e palmas foram os sinais da população que traduzem o desejo da maioria absoluta dos goianos de eleger Ronaldo Caiado governador. A bonita festa foi acompanhada pelos vereadores Blusa Roxa, Mariza Pepp, Japão e Padeirinho, além de lideranças locais.

Animado, Caiado mostrava alegria por estar consolidado como líder nas pesquisas e com tendência de vitória no primeiro turno. A esposa, Gracinha Caiado, também era só empolgação: ao lado da esposa do senador Wilder, Ana Fleury, ela comandou o trio das mulheres, que exibiam cartazes com os dizeres “Mulheres com Caiado”, “Arrocha, Goiás” e “A Fila Andou”.

A #Caravana25 seguiu ainda para Vicentinópolis, com encerramento do dia em Morrinhos.