comandantes

Futuro Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda anuncia os novos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

O futuro Secretário de Segurança Pública de Goiás e Defesa Social de Goiás, Rodney Miranda anunciou na manhã desta quarta-feira, 12, o nome dos novos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Para liderar a PM, o nome apresentado foi o do Coronel Renato Brum dos Santos, já o comando do Corpo de Bombeiros Militar, será chefiado pelo Coronel Dewislon Adelino Mateus. “Fizemos várias consultas e conversamos com muitas pessoas com o intuito de buscar um perfil operacional, que exercesse bom controle para a tropa. Temos muitas pessoas qualificadas na corporação e optamos por nomes que agregam essas características e apresentam também a capacidade de gestão que vão exercer a frente das suas corporações”, explicou Rodney sobre o critério de escolha dos comandantes. O evento aconteceu no Hotel Hilton Garden, em Goiânia.

Questionado sobre o aumento do efetivo tanto da PM, quanto do Corpo de Bombeiros, o secretário Rodney Miranda explicou que pretende trabalhar em duas frentes. “Vamos promover a reestruturação das corporações, buscando profissionais que hoje ocupam funções administrativas para exercerem seu trabalho nas ruas. Buscaremos obsessivamente a ampliação do número de policiais e bombeiros nas ruas promovendo o trabalho de enfrentamento e prevenção”, garantiu o Secretário.

Rodney Miranda classificou o sistema prisional como uma das maiores deficiências do Estado e assegurou que o trabalho a partir de janeiro buscará a reestruturação do sistema, através da aceleração de obras em andamento, a separação de presos por grau de periculosidade e a busca de apoio do Governo Federal. De acordo com o Secretário, o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) já abriu diversas frentes de conversas com o futuro presidente. “Vamos trabalhar com firmeza para que essa fase de insegurança seja superada e possamos trazer tranquilidade e paz para as famílias goianas”, finalizou.

O vice-governador eleito, Lincoln Tejota foi enfático ao afirmar que o objetivo da nova equipe de segurança pública é resgatar a sensação de segurança da população. “Não dá para responder ataques de bala com flores, a polícia terá retaguarda do governo para atuar de forma profissional e eficiente, para dar respostas a sociedade. O novo comandante já deixou claro, enquanto estivermos à frente do governo, bandido não faz fama e nem nome em Goiás”, assegurou o deputado.

O secretário Rodney Miranda apresentou também o nome do Coronel Newton Nery De Castilho, para comandar a Secretaria da Casa Militar, e do Coronel André Henrique Avelar de Sousa, apresentado como o novo Subcomandante geral da Polícia Militar.

Confira o perfil dos nomes anunciados:

Coronel Renato Brum dos Santos
Coronel Renato Brum dos Santos – Comandante Geral da Polícia Militar

Ingressou na Polícia Militar do Estado de Goiás em 1991, 45 anos, casado, pai de 3 filhos, nascido em Goiânia, atualmente com 27 anos de serviço. Atualmente Comandante do 2º COMANDO REGIONAL DA POLÍCIA MILITAR (Aparecida de Goiânia).

ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXERCIDAS: · Comandante da 2ª CIA do 8º BPM; · Oficial Comandante de Equipe – ROTAM Comando; · Chefe do Centro Penitenciário Odenir Guimarães (POG); · Subcomandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM; · Comandante do Centro de Formação de Oficiais; · Comandante do Centro de Formação de Praças; · Subcomandante do Batalhão de Choque; · Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar; · Comandante do Centro de Operações da Polícia Militar de Aparecida de Goiânia – COPOM; · Comandante da 41º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar; · Comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM (2 vezes);

Coronel Newton Nery De Castilho

Coronel Newton Nery De Castilho – Secretário Chefe da casa Militar

Bacharel em direito, nascido em Goiânia, tem 46 anos. É especialista em segurança pública, tem 27 anos de Polícia Militar, ex-comandante da Rotam, ex-superintendente diretor geral penitenciário, ex-sub-secretário de segurança pública. Atualmente está à frente do terceiro Comando Regional de Polícia Militar (Com Sede em Anápolis).

Coronel Dewislon Adelino Mateus

Coronel Dewislon Adelino Mateus – Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar

Formado em engenharia de segurança e gestão pública, especialista em operações em altura, realizado no corpo de Bombeiros de São Paulo, e operações em motanhas, realizado no exército brasileiro, 44 anos, 27 anos de serviços no Corpo de Bombeiros. Ex-comandante da capital, ex-comandante do 3 Comando Regional sediado em Anápolis e atualmente ocupava a função de Comandante de Apoio Logístico da corporação.

Coronel André Henrique Avelar de Sousa

Coronel André Henrique Avelar de Sousa – Subcomandante geral da Polícia Militar

Bacharel em Direito, nascido em Goiânia, 47 anos, 28 anos de PM, Especialista em Segurança Pública, Curso do Grupo Especial de Operações na Espanha.

Comando: Ex-comandante da 15 CIPM, foi sub-comandante da Rotam e Comandante da Companhia de Choque, exerceu a função de sub-comandante do Batalhão de Choque e Comandante do Tático Operacional Rodoviário, Ex-Comandante do COD, Ex-assistente PM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente Chefe do Estado Maior Estratégico.

Novo comandante da PM anuncia reestruturação administrativa para aumentar efetivo nas ruas

Anunciado como próximo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, o coronel Renato Brum dos Santos afirmou, durante coletiva de imprensa, que irá promover uma reestruturação administrativa na estrutura da corporação para garantir mais policiais nas ruas.

De acordo com ele, cerca de 10% do efetivo total militar está, hoje, em atividades administrativas, ou seja, em órgãos públicos e/ ou serviços burocráticos.

”Vamos promover um enxugamento dos policiais na administração, reestruturando algumas regionais para que a máquina fique mais leve e consequentemente policiais possam estar em suas atividades fim que é a de combater o crime”, anunciou.

Ex-comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas (Rotam), Brum fez questão de dizer que, durante o governo de Ronaldo Caiado (Democratas), a criminalidade não terá vez no Estado: “Ladrão não cria vínculo, não cria nome e não cria fama. Estaremos de forma firme e forte para combater facções em Goiás”.

O anúncio dos novos comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e também do Gabinete Militar foi feito nesta terça-feira, 12, pelo próximo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESD), Rodney Miranda, que esteve acompanhado do vice-governador eleito Lincoln Tejota (PROS).

Para o secretário, o combate à criminalidade e o uso da inteligência para desenvolver ações estratégicas serão as principais missões do novo comando da PM. “Temos uma tropa boa, motivada e que dá resposta à altura da sociedade. Vamos tentar melhorar ainda mais a visibilidade da polícia nas ruas e a eficiência das ações”, adiantou.

O coronel Renato Brum agradeceu o convite e deixou claro aos colegas militares que todos terão apoio irrestrito do governo e do comando. “Terão também toda a qualificação necessária para desempenhar um bom serviço, com armamento, farda e equipamentos de qualidade”, arrematou.

Bombeiros

O próximo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Dewislon Adelino Mateus, também destacou a necessidade de melhorar a eficiência no atendimento para garantir segurança à população.

“Sabemos que os desafios são grandes, estamos em uma instituição que a cada dia é cobrada da sociedade e essa é nossa premissa. Trabalhar com afinco, buscando soluções para adversidades, melhorar atendimento e equipamentos”, asseverou.

O bombeiro, que já foi comandante da corporação na capital, ressaltou que recebeu do secretário Rodney Miranda e do governador Ronaldo Caiado “apoio total” para promover as mudanças necessárias para melhorar o serviço em todo o Estado.