WhatsApp Image 2019-02-20 at 09.42.01

“Ninguém governa sem o legislativo, teremos uma convivência republicana”, enfatiza Caiado aos parlamentares

Em encontro para estreitar laços com nova legislatura, governador pede apoio na construção conjunta de soluções para enfrentar desafios

Tratamento republicano, independência, harmonia e integração entre os Poderes. Foi no sentido de reforçar estas premissas, e com o intuito de fortalecer os laços entre Legislativo e Executivo, que o governador Ronaldo Caiado recebeu na noite desta terça-feira (19), no Palácio das Esmeraldas, os deputados da nova Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“O momento de conversarmos sobre temas que estarão na pauta da Assembleia e que são essenciais para o nosso estado de Goiás é agora. Tenho certeza de que, respeitada a independência dos Poderes, vamos trabalhar juntos atendendo as necessidades do nosso povo. Atuando em parceria, vamos colocar Goiás num lugar bonito no cenário nacional”, afirmou Caiado.

Ao lado do secretário de Governo, Ernesto Roller, o governador enfatizou que o Executivo e Legislativo devem funcionar em sintonia. “Ninguém governa sem o Legislativo. Como parlamentar sempre debati muito duro, mas apenas no campo das ideias. Priorizo o diálogo, e venho mantendo uma convivência republicana com o Lissauer [presidente da Assembleia].”

Entre outros assuntos, o governador falou sobre suas reuniões em Brasília, com o objetivo de conseguir apoio e recursos do governo federal para superar a crise fiscal que o Estado atravessa e que compromete, entre outras demandas, o pagamento da folha de dezembro.

Caiado reiterou que seu objetivo é utilizar toda a experiência que conquistou no Congresso Nacional em benefício de Goiás. “Temos um círculo grande de aliados em Brasília, tenho avançado na busca de uma condição mínima de respirar”, pontuou. Em 50 dias de governo, Caiado já esteve com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; e do Senado, Davi Alcolumbre; e com os ministros Luiz Mandetta (Saúde), Osmar Terra (Cidadania), Sérgio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio Gomes (Infraestrutura).

O presidente da Alego, Lissauer Vieira, também se pronunciou no encontro, compartilhando do pensamento. “Todos nós temos o compromisso de poder ajudar o nosso Estado. Compromisso com a população goiana. Teremos respeito entre os Poderes”, afirmou.

Esperança

Durante a conversa com os deputados, Caiado pontuou as frentes de atuação imediatas do governo para o Estado avançar, como a criação de projetos pilotos na área da vulnerabilidade das famílias, em parceria com o Ministério da Cidadania, e a instalação da primeira indústria fotovoltaica no Nordeste goiano. Também mencionou as três carretas com mamógrafos de última geração, que após pedido de Caiado, serão disponibilizadas pelo presidente do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos). “Vamos avançar no desenvolvimento nas regiões mais carentes. Buscando parcerias com países que estão na ponta da tecnologia, da inovação. Tenho trabalhado duramente para avançarmos na Saúde”, afirmou Caiado.

O governador também convocou os parlamentares para uma atuação conjunta e firme na busca de uma solução definitiva para a questão de distribuição da energia elétrica. “Muitos produtores estão tendo prejuízos enormes. A industrialização de Goiás está parada por falta de energia elétrica. Muitas empresas querem se instalar em nosso Estado. Quero construir as soluções com vocês, quando a Enel vier me apresentar o plano de emergência”, solicitou.

O tom da fala do governador foi de otimismo e confiança na capacidade de Goiás de superar as dificuldades presentes, a partir do trabalho conjunto entre os Poderes. Caiado acentuou, ainda, a importância do diálogo permanente entre o Governo do Estado e a Assembleia e reforçou que as portas do Palácio estarão permanentemente abertas para os deputados, de modo a viabilizar a construção conjunta de um futuro promissor para Goiás.