WhatsApp Image 2019-03-10 at 11.42.21

Reconstrução de Goiás requer união de forças, afirma Caiado durante posse da nova diretoria da Associação Nipo-Brasileira

Em seu discurso, governador falou das mudanças salutares que os goianos têm vivenciado. “Chegaremos ao momento em que todos vão se conscientizar da necessidade do espírito público, de estender as mãos às pessoas e ter um gesto maior em prol do Estado”

“Da maneira que vocês reconstruíram em tão pouco tempo o Japão, me ajudem a reconstruir o Estado de Goiás nos próximos quatro anos.” O pedido foi feito pelo governador Ronaldo Caiado aos participantes da solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e do novo Conselho Deliberativo da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG).

Em seu discurso, Caiado parabenizou a comunidade nipônica pela determinação e, lembrando o exemplo dos japoneses, reforçou o quanto é salutar o comprometimento de toda a sociedade. “Nós vamos chegar ao momento em que todos vão se conscientizar da necessidade do espírito público. Todos vão estender as mãos às pessoas e ter um gesto maior em prol do Estado”, projetou o governador.

Nipônicos em Goiás

A posse da nova diretoria reuniu cerca de 300 convidados e marcou a diplomação de Marco Túlio Toguchi como novo presidente da associação, que, em 2019 comemora 62 anos. A ANBG foi criada para preservar as tradições milenares da cultura japonesa por meio da música, da dança, da culinária e das adorações orais, promovendo o intercâmbio entre o Brasil e o Japão. A associação conta com cerca de 500 famílias e está entre as três mais bem estruturadas do país.

A cerimônia de posse foi marcada por demonstrações de respeito aos antepassados, às tradições e aos valores da cultura japonesa. “Estamos assistindo algo que me toca profundamente. Enquanto não construirmos o grau de hierarquia cultural como vocês construíram, não teremos como combater as desigualdades regionais, muito menos as limitações existentes em cada quadrante do nosso querido estado de Goiás”, avaliou o governador.

Presidente empossado, Marco Túlio Toguchi reforçou a missão da ANBG, que é manter viva a cultura japonesa em Goiás. “Temos como finalidade estatutária difundir, divulgar, propagar a cultura japonesa, a culinária, a dança, a música, os valores que a gente entende que podem ser positivos para a nossa sociedade. Nós queremos mostrar o nosso trabalho e abrir as portas da nossa associação para toda a comunidade.”