WhatsApp Image 2019-04-05 at 20.39.53

“Precisamos avançar na Segurança Pública para manter os investimentos nos Estados”, diz Caiado em Fórum Empresarial

Redução da criminalidade em Goiás foi destacada pelo governador durante palestra ministrada em São Paulo

Durante palestra ministrada no painel “Segurança e capitalização dos Estados”, do 18º Fórum Empresarial LIDE, realizado em Campos do Jordão, São Paulo, o governador Ronaldo Caiado enfatizou que uma das grandes dificuldades para a atração e manutenção de investimentos, no País, é a falta de segurança pública. Para o governador, é necessário agir de maneira forte no combate à criminalidade para que os empresários se sintam seguros ao investir nos Estados.

“As pessoas não estão mais dispostas a viver em um clima de total insegurança. Então, é chegado o momento de nós entendermos que tem que ter um combate à criminalidade com inteligência e com capacidade de mostrar para a sociedade outra sinalização e para os empresários poderem ter a confiança e a segurança de investirem em nossos Estados”, disse.

A participação do governo federal na segurança pública das unidades federativas mereceu destaque do governador. “Tive oportunidade de conversar longamente com o ministro [Sérgio] Moro, em uma audiência com o presidente da República, e mostrar a necessidade de darmos atenção especial porque senão os investimentos não virão”, ressaltou.

Avanços
Ronaldo Caiado descreveu a atuação das Polícias Federal, Civil e Militar, além de agentes penitenciários, que resultou na redução dos crimes em Goiás. “Só em roubo às instituições financeiras, nós derrubamos o percentual em quase 89%. Desbaratamos 54 quadrilhas de roubo a banco, que eram bem articuladas, e apreendemos mais de 10 toneladas de drogas”, destacou.

O governador apresentou os Três “Is” como eixos da política de segurança pública de Goiás: Integração, Inteligência e Integridade. Caiado fez um reconhecimento público ao secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda, salientando seu papel como pioneiro das políticas de segurança que passaram a ser adotadas em vários Estados brasileiros na última década.

No eixo da Integração foram destacados: a ação efetivamente integrada das polícias goianas, a articulação de um Núcleo de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado junto com União, Judiciário e Ministério Público, e ainda a estratégia de regionalização da atuação do governo, com ação conjunta das secretarias.
No eixo Inteligência, o destaque foi o desmanche de 54 quadrilhas, com antecipação das polícias ao trabalho criminoso, assim como a estruturação de uma ação robusta de patrulhamento rural.

“A Integridade não é apenas eixo estruturante da política de segurança, mas de todo o governo. E o gestor que é eleito tem a obrigação de ser exemplo de seriedade e de espírito público”, afirmou Caiado.

Segundo o governador, Goiás passa a oferecer ambiente mais seguro de negócios. “O empresário sabe que pode confiar, que não tem irregularidade, que é tudo feito com transparência e que Goiás será referência para o país na área de segurança pública”, ressaltou.

Participando do painel ao lado dos governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Caiado desafiou os colegas, afirmando ter as melhores polícias do País.

Fórum Empresarial
O Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) é uma referência em todo o País especialmente por iniciativas que fomentam a economia brasileira. O 18º Fórum Empresarial teve início nesta quinta-feira (4) e segue até 7 de abril.

Além de Caiado, foram palestrantes nesta edição os ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio Gomes (Infraestrutura); os presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara dos Deputados); e os governadores João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande Do Sul).