WhatsApp Image 2019-05-03 at 16.20.30

Agentes comunitários de saúde homenageiam Caiado por seu trabalho em benefício da categoria

Governador recebeu a comenda Ruth Brilhante e destacou importância dos profissionais na prestação de um serviço de saúde público de qualidade à população

O governador Ronaldo Caiado foi homenageado, nesta sexta-feira (03), na Câmara Municipal de Trindade, pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes de combate a endemias, com a Comenda Ruth Brilhante. A honraria leva o nome da agente que é símbolo da categoria, e foi concedida ao governador em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele pela aprovação da Lei Ruth Brilhante, que regulamenta o trabalho dos profissionais, e por sua atuação à frente do Governo de Goiás, na área da Saúde.

“Receber a comenda Ruth Brilhante nos impõe a mais alta responsabilidade, e tenho a certeza de que nós não vamos decepcioná-la. Vamos tornar Goiás uma referência na Saúde, no atendimento básico, na qualidade e na profissionalização de todos os nossos agentes”, destacou Caiado.

O governador ressaltou ainda a importância da categoria, que atua na linha frente junto à população, especialmente as pessoas mais carentes. “Ontem estive com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e ele estava justamente falando da importância de vocês, e mostrando que nós temos que começar a construir um sistema de Saúde eficiente pelas mãos de vocês”, afirmou, arrancando aplausos.

Ao chegar na Câmara, o governador foi recebido com muita alegria pelo público, composto em sua ampla maioria por mulheres da Saúde comunitária, seguidoras do exemplo de Ruth. O auditório lotado repetiu em uníssono o lema de Ruth, ao ser reproduzida a gravação na voz da própria agente de saúde: “A União faz a força!”.

Caiado lembrou-se de como o estilo de Ruth cativava a todos. “Eu a conheci ainda em meu período como deputado federal. Era impressionante o carisma, seu jeito simples. Ela entrava no Congresso Nacional, com esse mesmo colete. Era a chegada das ‘amarelinhas’” recordou, vestindo a peça. O governador ressaltou a atuação de Ruth junto a deputados e senadores na luta pela regulação da categoria e da instituição do piso salarial, e de como seu exemplo serve de inspiração.

“Ruth é uma mulher que deixa saudade no momento em que é tão escassa a presença de líderes com espírito público e dedicação, especialmente em uma causa como essa. Quero trabalhar junto com vocês. Essa é uma área muito ligada aos municípios. Tenho pedido a todos os prefeitos total sintonia com os agentes comunitários de saúde e endemias”, destacou o governador.

Por meio de mensagem em vídeo, o ministro da Saúde desejou que os agentes de Trindade façam do município uma unidade modelo. “Vamos trabalhar para o cidadão. Por que a cidadania permite um SUS cada vez melhor”, afirmou Mandetta.

Presente na solenidade, a deputada federal Flávia Morais lembrou que Caiado foi um dos congressistas que mais abraçou a luta dos agentes. “Desde deputado, e depois senador, ele sempre foi muito atuante no plenário, em todas as comissões, defendendo, também, os direitos dos agentes de Saúde. E hoje, mesmo como governador, eu fico emocionada com a presença dele, comprometido com essa causa. Eu fico muito feliz de ver esse reconhecimento que o governador tem pela luta que a Ruth teve pelos agentes de saúde de todo o País”, ressaltou.

Quem também estava emocionada com a cerimônia foi a agente Lenice de Fátima Oliveira Silva, que atua na área há 13 anos, na região de Rubiataba. “A gente sabia que o Caiado não ia falhar conosco. Ele é nosso parceiro há muito tempo.”

Também participaram da solenidade o deputado federal Leonardo Albuquerque (SD-MT); a presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias de Goiás (Fegacs), Marlúcia Pereira, o presidente da Câmara de Trindade, Jean Carlos, e demais vereadores do município.

Legado

O nome Ruth Brilhante denomina oficialmente a Lei 13.595, que reformula a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, aprovada no Senado e na Câmara dos Deputados no final de 2017. Ruth Brilhante de Souza foi presidente e vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). Ela faleceu em 2017, aos 59 anos, após sofrer um acidente de moto.

“É uma emoção muito grande. Minha mãe estaria muito feliz se pudesse estar aqui hoje, vendo todo esse reconhecimento”, afirmou a filha, Mônica Brilhante Souza, que seguiu os passos da mãe e trilha carreira como agente comunitária de Saúde.

Para a vice-presidente da Associação Goiana de Agentes de Saúde, diretora da CSB-Goiás e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Combates a Endemias (SIND_ACS/ACE) – Regional Metropolitana, Érica Oliveira de Araújo, a ocasião teve um significado especial para quem conheceu e atuou junto a Ruth Brilhante, e a presença do governador foi uma demonstração do respeito que ele nutre pela categoria.

“Ele sempre faz questão de nos atender; ele mesmo confirmou sua presença aqui hoje. Nós criamos esse elo e nada paga esse carinho que ele tem pela categoria”, elogiou. Para Érica, “o maior desafio a ser enfrentado pelo governador, na Saúde, é a ampliação dos atendimentos, as policlínicas vão mudar muito o nosso Estado, e com toda sua competência e experiência, logo a gente vai avançar”.