WhatsApp Image 2019-05-24 at 16.29.19

“Atuação da Complem na área social é uma inspiração para o governo”, afirma Caiado na AgroTecnoLeite 2019

Com mais de 150 expositores, a 9ª edição da feira trouxe mais tecnologia e novidades para o agronegócio e visa promover cerca de R$ 130 milhões em negócios

“Hoje, a cooperativa tem um braço social que deve ser respeitado por todos nós”, afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (24/05) em visita à AgroTecnoLeite Complem 2019, em Morrinhos. Com o objetivo de compartilhar tecnologia e novidades do agronegócio, além de abrir portas para diversas oportunidades, a 9ª edição da Feira conta com 150 expositores, 17 palestras e mais de 18,3 mil visitantes. A expectativa é de que os quatro dias da AgroTecnoLeite 2019 promovam cerca de R$ 130 milhões em negócios.

Durante discurso, o governador ressaltou o belo trabalho promovido pela Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), que estimula a realização de negócios em vários setores da agricultura, pecuária e também do comércio. Iniciada na última quarta-feira (22/05), a Feira encerra nesta sexta (24).

“Hoje todas as cooperativas estão abrindo mão da parte do leite e ficando só com a parte de soja, de milho e fazendo muito mais mistura de ração, concentrado, e ninguém quer saber do leite. A Complem tem que ser aplaudida. Ela será referência nos meus discursos para dizer que se o homem do campo hoje, o pequeno agricultor, o cidadão necessitado ainda tem condições de viver é porque a Complem tem mantido as condições para que ele possa sobreviver nas suas propriedades rurais”, afirmou o governador.

Agradecido pela visita de Ronaldo Caiado e pelos elogios, o presidente da Complem, Sérgio Penido, destacou o crescimento da produção de leite em Morrinhos e da Feira. “Estamos muito felizes pela 9ª AgroTecnoLeite ter sido um sucesso. Nos dois primeiros dias do evento já tivemos mais de 95% do público do ano anterior. Em relação à disponibilização de recursos e acordos, que é o que move essa Feira, nós já conseguimos ter 78% dos negócios já realizados em dois dias, do total. Acreditamos que a Feira deve fechar com crescimento acima de 20%”, disse.

O governador também reforçou a importância da qualificação da mão de obra e investimentos para o aumento da produção e da qualidade dos produtos a partir da pecuária de leite. “A Complem passa a ser uma formadora de profissionais, é um centro tecnológico avançado, uma referência para dar cada vez mais competitividade à produção de leite no Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, a capacidade que tem em Morrinhos para qualidade das terras, e hoje nós temos aqui também uma agricultura pujante, temos uma pecuária de leite como referência nacional”.

Além disso, a atuação da Cooperativa é vista como uma inspiração para o governo estadual, que deve ser feito, segundo Ronaldo Caiado, em parceria com toda a sociedade goiana. “Esse trabalho de Morrinhos tem que ser enaltecido por nós. Eles não estão visando aqui apenas o lucro, eles estão visando exatamente o lado social, que é uma das características mais importantes do cooperativismo. É assim que eu acredito e que deve ser também a gestão de Estado e de Município, todos nós juntos amparando aqueles que têm uma fragilidade maior para enfrentar o dia a dia da vida”, concluiu.

Também participaram da solenidade o deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o deputado estadual Amauri Ribeiro e o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso.