Foto: Octacílio Queiroz

“Sociedade clama por transparência, e é o que estamos oferecendo”, diz Caiado no encerramento do 9º Encontro do TCMGO

Durante o evento, governador manifestou apoio à recondução da procuradora-geral da República, a goiana Raquel Dodge, ao cargo. Magistrada foi uma das palestrantes do seminário Diálogos

Ao lado da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o governador Ronaldo Caiado participou nesta segunda-feira (27/5) do encerramento do 9º Encontro Regional do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Aos administradores públicos que participaram do evento, Caiado frisou que somente a partir de gestões dentro das normas é possível recolocar Goiás na rota do desenvolvimento. “É fundamental que tenhamos total transparência no gasto público. É o que a sociedade clama nesse momento”, disse ao citar o desejo de mudança percebido nas eleições e nas manifestações de rua.

Diante de um auditório lotado, no Centro de Convenções de Goiânia, o governador lembrou a série de negligências cometida pela gestão anterior, o que provocou um colapso nas contas públicas do Estado. Para reverter o cenário, argumentou, instalou o programa de Compliance Público, cujo um dos eixos trata exatamente da transparência – os outros são ética, responsabilização e gestão de riscos. Também ressaltou que, enquanto governador, faz questão de buscar assessoramento junto ao Tribunal de Contas do Estado, a fim de “cumprir com total objetividade o dever do governo estadual”.

Presidente do TCMGO, Joaquim Alves de Castro Neto agradeceu a presença do governador e do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, ocasião em que comentou o sucesso do evento. Com capacidade para 600 inscritos, o seminário registrou mais de mil pessoas interessadas em participar. Os encontros regionais, resumiu, têm como objetivo aproximar o Tribunal da comunidade. “Esse evento é voltado para aquilo que nós mais desejamos, que é ter um país, um Estado, e municípios mais justos. Queremos que o dinheiro público possa ser cada vez mais bem aplicado, e que a sociedade usufrua do saldo positivo.”

Apoio a Dodge
Ronaldo Caiado aproveitou a presença de Raquel Dodge para manifestar apoio à sua recondução ao cargo de procuradora-geral da República. Nas palavras do governador, a goiana mostrou para todo o País sua competência e se tornou um orgulho para o Estado. “É uma mulher que se veste de preparo e conteúdo ao elaborar cada um dos seus votos e tomar cada uma de suas decisões”, avaliou. Segundo Caiado, Dodge terá apoio não só dele, como certamente da Câmara dos Deputados e do Senado. Seu mandato vai até setembro deste ano.

Dodge compareceu ao evento para ministrar uma palestra no seminário “Diálogos – Novos Caminhos para uma Administração Pública Eficiente”. Ao abordar a importância dos órgãos de controle, como Tribunais de Conta e Ministérios Públicos, a procuradora-geral da República citou os dois maiores obstáculos que precisam ser combatidos para o pleno desenvolvimento humano. “Corrupção e ineficiência. Um alimenta o outro. As instituições de controle e fiscalização têm a difícil missão de enfrentar corrupção e promover a eficiência dos gestores de contas públicas”, disse.

A chefe do Ministério Público citou, ainda, a confiança nas instituições como elemento importante na democracia. Ela vê os órgãos de controle como intermediadores na busca por soluções dos problemas do País. “O quadro, que vinha sendo muito negativo, tem sido revertido nos últimos anos com o aprimoramento de algumas instituições de controle de fiscalização”, disse ao mencionar a necessidade de capacitar conselheiros e servidores dos tribunais.

Além de Dodge, foram convidados para ministrar palestra no encerramento do 9º Encontro Regional do TCMGO o psicólogo clínico e escritor, Rossandro Klinjey, e o presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro do TCE da Paraíba, Fábio Nogueira. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva; Braz de Queiroz, diretor da 1ª Região do TCMGO; e Ivan Bonilha, conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná e presidente do Instituto Rui Barbosa.

Segundo o TCMGO, os encontros regionais deste ano ocorreram em seis municípios: Iporá, Campos Belos, Águas Lindas, Rubiataba, Edéia e Morrinhos, tendo reunido mais de 1,2 mil pessoas. O tema foi “Pela Efetividade das Políticas Públicas” e a capacitação, com 10 horas de duração, ofereceu palestras, estudos de caso e minicursos.