WhatsApp Image 2019-06-19 at 19.19.52

Caiado recebe artistas plásticos e convite para feira em Olhos D’Água

Em visita, governador destacou que artistas goianos fazem a história de Goiás na arte, cultura e artesanato. “Engrandecem todo o Estado”, afirmou

O governador Ronaldo Caiado recebeu nesta quarta-feira (19/09) uma comitiva de artistas plásticos do Estado de Goiás que o convidou para participar da Feira de Troca de Olhos d’Água, prevista para o segundo semestre deste ano. Caiado também recebeu dois presentes. Uma escultura em madeira de Cora Coralina e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, feita em palha de milho. “É uma alegria receber pessoas que fazem a história de Goiás na arte, cultura e artesanato”, assegurou Caiado.

Na comitiva estavam os artistas plásticos Siron Franco, Fatinha, Zé Cidadão e Hilda Freitas. Também participaram do encontro o secretário Estadual de Cultura, Edival Lourenço, e o economista André Franco. “É um prazer receber todas essas visitas que tanto engrandecem todo o Estado de Goiás. Serão parceiros para podermos reconstruir o Estado de Goiás”, reafirmou o governador.

Segundo Edival Lourenço, Goiás tem hoje cerca de 8,8 mil artistas plásticos, que estão organizados em associações. “Eles vieram contar ao governador o que estão fazendo, como as pessoas trabalham no artesanato, que conseguem independência com a arte e que o artesanato goiano está crescendo”, explicou o secretário.

Ao receber a obra esculpida por Zé Cidadão, o governador afirmou que sua arte “marca muito sua vida não só pelas profecias, mas pelo trabalho maravilhoso que faz”. Cidadão entregou ao governador a escultura de Cora Coralina, feita em madeira vinhático, de cor mais avermelhada, madeira de origem do Cerrado.

Ao receber a escultura de Nossa Senhora de Fátima, Caiado destacou que Fatinha é uma das mulheres que mais formou artistas plásticos no Estado. “Ela ensinou, dando condições às pessoas de construírem peças tão maravilhosas como essa Nossa Senhora de Fátima, toda em palha de milho”, destacou. O governador agradeceu a Siron Franco pela visita e por trazer outros artistas que marcam e fazem história no Estado e no Brasil.

Araguaia
Siron disse que o governador encomendou há duas semana um troféu para a campanha de limpeza e recuperação do Rio Araguaia. Ele reforçou sua parceria com o governador. “Sou parceiro e sempre sou voluntário quando se refere à questão ambiental”, disse o artista plástico. “Siron é, realmente, uma pessoa de prestígio internacional e me dá a alegria de poder compartilhar comigo essa tarde, trazendo grandes artistas de Goiás”, afirmou Ronaldo Caiado.

Convite para a feira
A Feira de Troca de Olhos D’água, um distrito de Alexânia, no Entorno de Brasília, é uma das mais tradicionais do Estado. Quem participa do evento ao invés de, prioritariamente, usar dinheiro para adquirir uma obra, pode fazer uma troca de uma pela outra. “Tem a feira de arte, do artesanato e tem a feira de troca que acontecem no mesmo espaço. Participam da exposição centenas de artistas plásticos goianos”, explica o secretário Edival Lourenço.