WhatsApp Image 2019-06-09 at 08.01.23 (1)

Em Nova Veneza, Caiado garante apoio aos eventos culturais que impulsionam o turismo em Goiás

Governador prestigiou festival gastronômico, que deve movimentar R$ 3 milhões em quatro dias, e assegurou que irá, por meio da Secretaria de Cultura e da Goiás Turismo, incentivar iniciativas como esta. “Não só estarei sempre presente, como vou lutar cada vez mais para preservar as tradições em cada uma das regiões do Estado”

Depois de acompanhar as Cavalhadas de Santa Cruz na tarde deste sábado (08/06), o governador Ronaldo Caiado seguiu direto para Nova Veneza para participar da 15ª edição do Festival Italiano da cidade. Em entrevista, Caiado destacou como esses eventos, que são tradicionais pelo interior do Estado, impulsionam o turismo e a economia, com a geração de empregos em Goiás. Assim, salientou, é importante que o governo ofereça apoio, incentive e valorize cada vez mais as agendas culturais.

Eventos como as cavalhadas e os festivais gastronômicos contribuem para o desenvolvimento das cidades como pontos turísticos. “Você passa a profissionalizar as pessoas, a mão de obra, a ter mais condição de ser mais hospitaleiro e a dar ao turista o sentimento de que está em sua própria casa”, explicou o governador. E completou: “Isso tudo faz com que ele volte para os outros festivais, além de fazer a propaganda de Goiás”.

A economia regional ganha com isso. Em Nova Veneza, durante os quatro dias de festival, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade, movimentando aproximadamente R$ 3 milhões. “O festival se transformou em uma tradição, faz parte da agenda turística e gastronômica do Estado. E não só estarei sempre presente, como vou lutar cada vez mais para preservar a cultura e as tradições em cada uma das regiões de Goiás”, ressaltou. “Como governador, me preocupei em fazer com que Goiás tenha uma agência de turismo [Goiás Turismo] e a Secretaria da Cultura para podermos apoiar esses eventos.”

Gratidão
O governador aproveitou a ida até Nova Veneza para visitar o amigo Sibelmiro Pivetta, conhecido como Birota. “À época da campanha, quando eu não tinha quase nenhuma base, era uma campanha com toda dificuldade ainda, estive na cidade visitando e todas essas pessoas declararam apoio a mim”, contou Caiado.

Emocionado, o governador demonstrou sua gratidão: “Hoje, ao chegar, a primeira coisa que fizemos foi descer na casa do Birota, para dar um abraço nele, pedir as orações da sua esposa, junto com nossas lideranças locais. Tenho uma gratidão enorme por essas pessoas, que foram as primeiras a me acolher aqui em nossa campanha para o governo”.

Turismo gastronômico
O 15º Festival Italiano de Nova Veneza conta com grande variedade de pratos típicos da Itália, com destaques para as massas. A programação atrai pelas apresentações artísticas, como shows típicos, performances infantis, corais e grupos de dança – inclusive o Folclórico Ítalo-Brasileiro, que veio de Santa Catarina para encantar o público com as coreografias de raiz.

O evento também conta com mostras de cinema e eventos esportivos – como campeonato de bocha e torneio de cipó, realizados durante o dia. Aos religiosos, teve até missa celebrada em italiano, na Matriz Nossa Senhora do Carmo.

O festival integra o Circuito Gastronômico Goiás e, pela segunda edição consecutiva, conta com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil. A festa surgiu com o propósito de valorizar a história da cidade, que nasceu a partir da chegada de colonos italianos ao Centro-Oeste brasileiro.