WhatsApp Image 2019-06-06 at 14.46.55

“Gesto solidário do Sindileite e parceiros dá credenciais para convocar demais setores produtivos”, afirma Caiado ao receber doações para a OVG

Governador agradeceu pelos 50 mil litros de leite e derivados que serão entregues às instituições de assistência social e aos romeiros durante a Festa de Trindade. Ele também elogiou a resiliência dos tiradores de leite e parabenizou a ação do sindicato, uma tradição desde 2007

O governador Ronaldo Caiado enalteceu a iniciativa do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite) e instituições relacionadas, que doaram cerca de 50 mil litros de leite e derivados para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Esse gesto do Sindileite e demais entidades, responsáveis tanto pela industrialização, como pela captação do leite pelas propriedades rurais, me dá credenciais para convocar os demais setores produtivos a se envolverem diretamente nesse trabalho, que não é de um governo, mas em prol de toda a população do Estado de Goiás. Especialmente as mais carentes e mais humildes”, ressaltou.

A entrega simbólica foi nesta quinta-feira (6/6), no Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas. O presidente do Sindileite, Alcides Augusto da Fonseca, destacou que a ação, em alusão ao Dia Internacional do Leite, celebrado em 1º de junho, é uma tradição que teve início em 2007. “Já são mais de 10 anos desta ação social do sindicato, que visa atender as pessoas mais carentes por meio da Organização das Voluntárias de Goiás, para que essas doações possam chegar às pessoas que elas atendem. É uma ocasião oportuna para promovemos o leite como um dos alimentos mais completos da alimentação humana”, reiterou.

Com sua expertise de médico ortopedista, Caiado destacou a importância do alimento para uma dieta saudável e prevenção de doenças. “Sei da necessidade de expandirmos cada vez mais a orientação para que, principalmente as crianças e pessoas idosas, voltem a ter uma alimentação com base no leite, que nos últimos anos vem sendo muito substituído por refrigerante. Nada contra um, mas a capacidade nutritiva do leite, com todas as suas proteínas e minerais, é fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens, bem como na manutenção daquilo que normalmente o idoso perde, que são essenciais para manutenção da nossa estrutura óssea. Não só em mulheres; os homens também evoluem rapidamente para um processo de osteoporose”, detalhou.

Representando a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, explicou que mais de 100 entidades cadastradas pela instituição serão contempladas com os produtos. “Todos sabemos que a distribuição de alimentos é um dos maiores desafios das instituições. A generosidade de parceiros como o Sindileite nos motiva a ampliar essa rede do bem, para mudar a vida dos que necessitam de nosso apoio”, comentou. Parte das doações também será distribuída às pessoas que passarem pela barraca montada pela OVG na rodovia dos romeiros durante a Festa de Trindade.

Uma das beneficiadas será a Vila São Cottolengo. “Nós agradecemos imensamente, porque é de suma importância essa doação para todas as entidades aqui presentes. Muitas dependem exclusivamente de doações, como é nosso caso. Conhecemos a fundo as dificuldades do dia a dia, ao dar apoio a nossos pacientes”, afirmou Célia Ricardo de Sousa, representando as instituições.

O governador abriu parênteses para destacar a importância do trabalho do produtor rural, responsável por levar o alimento à mesa do brasileiro. “Temos que tirar o chapéu para o produtor rural, mas em especial o tirador de leite. Não tem função mais dura. Tirador de leite não tem sábado, não tem domingo, não tem Semana Santa. É todo o dia naquele batente duro, seja no período quente ou frio; na seca e nas águas, seja na falta de alimentação para o seu gado. A ansiedade bate, além da tristeza quando se perde um animal. É um desafio diário para manter sua renda, sobre um valor pago pelo litro do leite que ele vai saber só lá na frente. Esse é, para mim, um resiliente”, elogiou Caiado.

A solenidade de entrega das doações foi prestigiada por diversas lideranças e representantes do segmento leiteiro e rural, além de autoridades, entre elas, os secretários de Estado Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura) e Marcos Cabral (Desenvolvimento Social); José Mario Schreiner (deputado federal/Faeg), Pedro Barbosa (Centroleite), Fábio Alba (Sig Combibloc), José Essado (Agrodefesa), Pedro Leonardo (Emater), Euclides Barbo Siqueira (Juceg), Luís Alberto Pereira (OCB Goiás), Joaquim Guolherme (Fundepec), André Lavor (Fieg), Wanderson Portugal (Sebrae) e Marcia Virgínia (Superintendência Federal da Agricultura em Goiás), além de empresários do ramo de lacticínios.