WhatsApp Image 2019-06-08 at 18.53.07

“Quero governar fortalecendo a cultura do interior do Estado”, diz Caiado

Durante as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás, governador ressaltou importância das manifestações culturais e garantiu que vai lutar para manter as tradições goianas

Lutar pela preservação da história e das tradições do povo goiano. Foi isso o que motivou o governador Ronaldo Caiado a participar das Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás neste sábado (08/06). Na ocasião, Caiado destacou a relevância da festa, que ocorre há 203 anos e é considerada a mais antiga do Estado. “Essa cidade é a que mais preservou e que há 203 anos mantém essa tradição viva. Fiz questão de estar aqui porque não só prezo muito, mas quero governar fortalecendo a cultura no interior do Estado.”

O prefeito de Santa Cruz, Mateus Felix, agradeceu o apoio de Caiado e ressaltou a importância da parceria do Governo de Goiás na realização das Cavalhadas deste ano. “Sem o apoio do Estado essa festa não seria possível, então, de coração, obrigado por o senhor [Ronaldo Caiado] ser esse incentivador da cultura goiana. Eu, como presidente dos prefeitos que realizam as cavalhadas, quero lhe dizer que contamos com a sua ajuda para os próximos anos”, disse.

Caiado, por sua vez, lembrou que seu primeiro ato de governo foi recriar a secretaria de Cultura para que a história e as tradições goianas sejam fortalecidas e valorizadas. O governador ainda frisou que, mesmo com as dificuldades financeiras que o Estado está passando, não irá deixar de dar atenção às cavalhadas e garantiu o apoio a festa pelos próximos três anos de seu mandato.

Como a tradição das cavalhadas em Santa Cruz é passada de pai para filho, o governador também aproveitou para agradecer a população do município por preservar a cultura do evento. Ele ainda revelou que a festa faz parte das suas raízes, que traz a ele um sentimento de esperança e fé. “Somos cristãos e como tal também nós enaltecemos essa luta que existiu entre os cristãos e os mouros, com a vitória dos cristãos e, com isso, fortalecimento da fé. E acho que este é o momento também que você tem a parte cultural e tem a parte também da fé, da crença, daquilo que nos move todos os dias para superar as dificuldades”.

Também participaram do evento, o deputado federal Zacharias Calil; os deputados estaduais Amauri Ribeiro, Delegado Eduardo Prado e Cairo Salim; e o vereador por Goiânia, Anselmo Pereira.

Cavalhadas de Santa Cruz

Realizadas há 203 anos em Santa Cruz de Goiás, as cavalhadas trazem um espetáculo em que mouros e cristão desfilam em seus cavalos pelas ruas da cidade e encenam a batalha centenária, que acaba pela conversão dos mouros ao cristianismo. A cena remonta ao período medieval e o governo do imperador Carlos Magno.

Com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás) e a Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), as Cavalhadas de Goiás 2019 começaram por Santa Cruz de Goiás. O roteiro segue amanhã por Jaraguá e Pirenópolis.

As tradicionais festividades estendem-se até setembro. O governo irá oferecer todo apoio necessário para que o evento ocorra adequadamente nas cidades, como palanque, som, banheiro químico, segurança e toda infraestrutura.