Foto: Lucas Diener

“Nosso gabinete é a rua”, afirma Caiado, ao lado de Iris no Mutirão que celebra os 209 anos de Campinas

Governador assegurou que Estado será parceiro da Prefeitura para trabalhar, em total sintonia com população, para melhorar a vida dos goianos. Objetivo, ressaltou, é prestar ao povo um serviço direto, facilitado, com resultado e qualidade

Ronaldo Caiado reafirmou o compromisso de governar em conjunto com prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e em total sintonia com a população ao participar da transferência simbólica do Poder Executivo da Capital para Campinas, na manhã desta segunda-feira (8/7), data em que o bairro completa 209 anos. A festividade marcou o 23º Mutirão da Prefeitura, que neste ano tem sido realizado em parceria com o Governo de Goiás. Os mais de 120 serviços, entre atendimentos estaduais e municipais, estão sendo realizados no Parque Campininha das Flores e beneficiando 25 setores. “Tenham certeza que o Estado estará, dentro das suas condições, em parceria de tempo integral com a Prefeitura. É nossa meta fazer com que o gabinete do Executivo saia do ar refrigerado e venha diretamente conviver com a população, prestar ao povo goiano esse serviço direto, facilitado, com resultado e qualidade”, garantiu Caiado.

Dentre os serviços implementados pelo Governo de Goiás estão os atendimentos prestados pelo Vapt Vupt, relacionados ao Detran, Ipasgo e Procon, além de participações das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação Cultura, Esporte Lazer e Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também teve assistência à saúde, com médicos oftalmologistas. A parceria, ressalta Caiado, é resultado da afinidade de filosofia de gestão que existe entre os dois líderes. “Só acredito que um governo supera as suas dificuldades quando existe uma sintonia entre o Estado e a população. O estilo do Iris, assim como o nosso, é de ir para frente, estar diante dos problemas, de corpo inteiro, e não mandando porta voz. Assim que é o nosso jeito de agir: pé no chão. Nosso gabinete é a rua, o interior, é caminhando, conhecendo as dificuldades e buscando parceria”, reforçou.

Já o prefeito Iris Rezende destacou que Caiado está demonstrando, logo nos primeiros meses de seu governo, que não veio “simplesmente para consertar”. “Ele [Ronaldo Caiado] veio para criar um novo horizonte, uma nova política nesse Estado. A política de parceria – aquilo que lá antigamente chamavam de mutirão. Governo estadual, Prefeitura Municipal de Goiânia, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa de mãos dadas para proporcionar a Goiânia condições melhores de vida”, afirmou.

Morador do Perim, Edson de Oliveira finalmente teve a oportunidade de solicitar a segunda via da carteira de identidade. “A minha sumiu há um mês. Soube do mutirão e vim para cá. Agiliza demais”, elogiou. De passagem por Goiânia, Sueli Aparecida dos Santos, natural de Redenção (PA), vigiava os dois netos, enquanto a sogra Maria Neura Lima, aguardava o atendimento. “Soube do mutirão pelo carro de som. Vim acompanhar minha sogra, que veio fazer uns exames. É muito bom o governo fazer isso; nem todos têm dinheiro para pagar”, sorriu. Coordenadora do stand do Detran, Ceres Regina Cassiano espera que a parceria persista por mais edições. “É uma ‘casadinha’ importante e damos parabéns ao prefeito e nosso governador.”

Em discurso durante a solenidade de transferência, no Colégio Santa Clara, Caiado novamente expressou seu entusiasmo em participar dos momentos emblemáticos da Capital e do Estado. “Precisamos reverenciar nossa história. A história de Goiás é bonita, construída com muito trabalho e esforço, já que, àquela época, as belezas e as prioridades eram o litoral. E Campinas, sem dúvida alguma, é berço da política no Estado de Goiás. Daqui também se disseminou para todo o Estado a boa cultura, a poesia. Santa Clara formava aqueles que se tornariam as melhores cabeças. E hoje, nossa Campininha das Flores é também um dos maiores centros comerciais de Goiás.”

Iris saudou a quem chamou de “família campineira”, da qual ele próprio é um dos pioneiros. “É uma coincidência muito interessante. Neste mesmo mês, completo 70 anos que cheguei a Campinas, com 15 anos de idade, vindo da roça. Hoje, comemoro mais um aniversário do bairro, agora como prefeito. Se chego a 60 anos de vida pública com honradez, recebendo homenagens que jamais havia imaginado, é devido à influência da família campineira”, atribuiu.

A Câmara Municipal de Goiânia homenageou personalidades do bairro com a Comenda do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney e Diplomas de Honra ao Mérito. A campineira Eloisa Helena Fernandes Lima representou os homenageados. “Eu me sinto muito honrada. Nasci e vivi toda minha vida aqui, onde me fiz política e empresária. Acompanho o governador desde quando era deputado federal e sei que Deus não nos escolhe à toa. Pode ser um ano difícil, mas com povo e Deus ao seu lado, o senhor vai vencer.”

Propositor da sessão especial, juntamente com Sabrina Garcêz e Denício Trindade, o vereador Anselmo Pereira fez um retrospecto da história do bairro, que começou como povoado formado por mineradores que vieram em busca de ouro nas águas do Ribeirão Anicuns e frisou sua importância econômica e cultural para a Capital. “Campinas é um bairro em que muitos passam, mas não sabem de seu passado. Temos que reverenciar a história de Campinas. É o berço da história de Goiânia e de seus principais nomes políticos”, afirmou.

Estiveram presentes os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Anderson Máximo (Casa Civil), Tenente-Coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar), Edival Lourenço (Cultura), Fátima Gavioli (Educação), Henrique Ziller (Controladoria-Geral), Ismael Alexandrino (Saúde), Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Rodney Miranda (Segurança Pública) e Valéria Torres (Comunicação); os presidentes Marcos Roberto Silva (Detran), Elizeth Araújo (ABC interina), Fabrício Amaral (GoiásTurismo), Sílvio Fernandes (Ipasgo), Denes Pereira (Iquego); o chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio da Silva, que representou o vice-governador Lincoln Tejota; além do delegado geral da Polícia Civil, Odair José Soares; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Dewislon Adelino Mateus; o deputado estadual Bruno Peixoto; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo, entre outros vereadores, secretários municipais, autoridades religiosas e lideranças políticas.