Foto: Hegon Correa

Em Porangatu, governador projeta Norte de Goiás como futuro eixo do desenvolvimento

Governador participou da 48ª ExpoNorte, ocasião em que anunciou articulação junto ao governo federal para duplicar 850 quilômetros da BR-153

“Aqui está o eixo do desenvolvimento do Estado de Goiás nos próximos anos.” Com essa projeção sobre o Norte de Goiás, o governador Ronaldo Caiado participou, na noite de sexta-feira (23/8), da 48ª edição da ExpoNorte, em Porangatu. Na ocasião, informou que articula com o governo federal a respeito da duplicação de 850 quilômetros da BR-153, cujo um trecho passa pela região. A notícia foi elogiada e bem recebida por produtores rurais presentes ao evento.

Os detalhes sobre as obras da rodovia federal que corta o Estado já pautaram um encontro entre o governador, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Na ocasião, garantiu Caiado, o presidente “deixou claro que a partir do final deste ano já faz a licitação para duplicação de Goiânia até grande parte do Tocantins”. No caso, a primeira fase do projeto passaria por cidades goianas como Jaraguá, Ceres, Uruaçu, Campinorte e Porangatu, até chegar a Araguaína, no Tocantins.

Segundo o deputado federal José Nelto, que também participa desse diálogo sobre a BR-153, já foi publicada no Diário Oficial da União uma Carta Consulta sobre o tema. A proposta é convocar a população para contribuir com os detalhes do projeto. “Vamos fazer audiências públicas, inclusive começando aqui por Porangatu, para ouvir as demandas das pessoas, tais como onde deve ter trevos, passarelas ou viadutos”, explicou. A previsão dele é que, passados os trâmites burocráticos, as obras iniciem em 2021.

A duplicação da rodovia vai melhorar as condições de escoamento do que é produzido no Norte de Goiás, especialmente no ramo da pecuária e agricultura. Em entrevista coletiva, Caiado lembrou ainda da concessão de trecho da Ferrovia Norte Sul, que dentro de um ano e meio estará em pleno funcionamento, também passando próximo a Porangatu. “Isso vai mudar o perfil da região, aliado ao que já vem acontecendo, que é a implantação de uma agricultura de alta tecnologia e a pecuária, que abriu fronteiras.”

De olho no futuro, o governador comentou sobre a importância do olhar atento a outras áreas. “Sou entusiasta da área de turismo, da cultura regional. Tenho debatido esse assunto, que vejo potencial para poder trazer empregos e movimentar a economia. Estou disposto a ouvir este movimento que está sendo feito, quais a opções que estão sendo dadas. Tenho falado da importância de integrar alguns polos que já são realidade em Goiás”, salientou, citando como exemplo a força turística da Chapada dos Veadeiros e o trabalho que vem sendo desenvolvido em torno do Caminho de Cora.

48ª ExpoNorte
Depois de passar dois dias despachando e anunciando benefícios no Entorno do Distrito Federal, o governador Ronaldo Caiado desembarcou em Porangatu na última noite para prestigiar a exposição agropecuária da cidade, que no domingo (25/08) celebra 71 anos. Na solenidade de abertura do rodeio, ele montou num cavalo e entrou na arena de rodeio carregando a bandeira do Estado, e recebeu aplausos do público.

Presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Carlos Garcia agradeceu a presença de Caiado. “Com 48 anos de exposição, essa é a primeira vez que um governador participa”, frisou. “Não poderia deixar de estar presente a um evento da importância da ExporNorte. Esse município tem um significado especial pra mim, sempre me acolheu bem”, respondeu o governador, ao lado do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, de vereadores e lideranças da região.