Foto: Hegon Correa

Governador defende municipalismo para melhorar qualidade de vida do cidadão

Ronaldo Caiado destacou que Estado trabalha para combater as desigualdades regionais, conquistando resultados a partir de parcerias com governos municipais e federal

O municipalismo como mola propulsora para beneficiar o cidadão goiano. Esta foi a tônica do discurso do governador Ronaldo Caiado durante a abertura da primeira edição da Expo Municípios, realizada na manhã desta quarta-feira (07/08), no Centro de Convenções de Goiânia. “A parceria entre os governos municipal, estadual e federal é que gera grandes resultados. Como Estado, nosso objetivo é combater as desigualdades regionais em Goiás e fazer com que as experiências que deram certo em outros municípios possam ser replicadas aqui. Queremos que o cidadão se sinta respeitado e com melhor qualidade de vida”, destacou Caiado.

Diante de um público de mais de 600 pessoas e na presença de autoridades nacionais, como os representantes do governo federal no evento, e até internacionais, como o embaixador da África do Sul, Joseph Mashimney, Caiado lembrou que em toda sua trajetória política, desde a campanha para presidente da República, em 1989, sempre trabalhou para que o municipalismo fosse uma realidade no Brasil. E o governador já vislumbra um futuro melhor para Goiás. “Vocês não vão ver mais o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) sendo utilizado apenas por quatro ou cinco grandes empresas. Vocês verão o FCO chegar ao setor rural, a um empreendimento, ao turismo, tudo isso para alavancar a qualidade de vida do povo goiano. No nosso governo não existe mais a utilização interesseira desse recurso por poucas pessoas, que se beneficiavam do crédito subsidiado.”

O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que trabalha em parceria com a presidência nacional dos Correios para fechar um convênio até o final deste ano. A intenção é que cada um dos 246 municípios do Estado tenha uma agência da empresa para que o cidadão possa resolver problemas do dia a dia, como renovar a carteira de habilitação, solicitar a emissão da carteira de identidade ou a de trabalho. “Por que o atendimento desses serviços deve ser feito apenas nas grandes cidades? Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, vamos instalar esses serviços em todos os municípios goianos”, projetou.

O pacto federativo, a importância de estados e municípios serem incluídos na reforma da Previdência e o trabalho das polícias goianas também foram abordados pelo governador em seu discurso.

Presente ao evento, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, ressaltou a importância dessa primeira conferência organizada pela Federação Goiana dos Municípios (FGM). “Nunca tinha presenciado, na nossa capital, uma aglutinação de tantas cidades, de tantos prefeitos, de tantas lideranças”, pontuou Iris.

Para o anfitrião da Expo Municípios, presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, esses dois dias de debates e trocas de experiências entre gestores servem também para fortalecer a discussão sobre a ampliação da participação dos municípios no bolo tributário. “Mas não somente isso. Queremos também melhorar o desenvolvimento econômico e potencializar o turismo interno. Para isso, temos aqui a Goiás Turismo”, lembrou Naves.

Como reconhecimento por sua trajetória política focada na luta em favor dos municípios, o vice-governador Lincoln Tejota foi homenageado pela FGM com a Comenda Municipalista. “Receber essa comenda é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento do trabalho que fazemos pelos municípios desde o início da vida pública, e seguimos fazendo no governo do Estado. Seguimos firmes na defesa de um novo pacto federativo que redirecione recursos da união para os municípios”, ressaltou Lincoln.

Outras três autoridades receberam a comenda da FGM: o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi ; e a secretária especial de Assuntos Federativos do governo federal, Déborah Arôxa.

Evento
Em sua primeira edição, a Expo Municípios pretende contribuir com o fomento das economias locais, destacando as potencialidades, talentos, cadeias produtivas, cultura e turismo existentes nos municípios. No primeiro andar do Centro de Convenções foram instalados 60 estandes – metade deles é das prefeituras. Mais de 208 prefeitos confirmaram presença no evento, além de outros representantes dos Executivos Municipais.

O estande da OVG foi um dos mais movimentados neste primeiro dia do evento. Cerca de 400 estudantes estiveram presentes para participar das palestras – esta é uma forma de darem a contrapartida pelo benefício que recebem da Bolsa Universitária. Além disso, quem passou pelo local pode conhecer as ações implementadas pela organização neste ano e também comprar os bordados artesanais da OVG. Toda a renda é direcionada para os programas sociais da entidade.

Empreendedorismo
Presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar disse que a Expo Municípios é uma ótima oportunidade para que os micro e pequenos empresários goianos conheçam as linhas de crédito oferecidas pelo governo, com taxas de juros diferenciadas das de mercado. Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, lembrou que o Estado tem 79 municípios no Mapa Nacional do Turismo. Ele faz uma palestra nesta quinta-feira (08/07) durante o congresso, para revelar as oportunidades de desenvolvimento do setor nas cidades goianas.

Outros órgãos e entidades do governo estadual também estão com estande na feira, como a as secretarias da Indústria e Comércio e a do Desenvolvimento Social.

Além do governador e da primeira-dama Gracinha Caiado, compuseram a mesa de autoridades o vice-governador Lincoln Tejota; o embaixador da África do Sul, Joseph Mashimney; a secretária especial de Assuntos Federativos do governo federal, Déborah Arôxa; o representante do Ministério da Cidadania, Fábio Santos; os prefeitos de Goiânia e de Aparecida, Iris Rezende e Gustavo Medanha; o deputado estadual Rafael Gouveia, representando a Assembleia Legislativa; o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, o anfitrião do evento, prefeito de Campos Verdes e presidente da FGM, Haroldo Naves, entre outros.