Foto: Hegon Correa

Governador promove Viva a Praça Cívica com atividades culturais

“Essa praça era uma solidão enorme”, lembrou Ronaldo Caiado ao agradecer a presença das famílias que participaram do evento na manhã deste domingo

“É um momento de lazer importante, até para a convivência entre família e amigos, porque nessa correria do dia a dia a gente também tem que parar um pouco para aproveitar espaços assim”, contou a enfermeira Leliana Alves Nascimento, mãe de um menino de três anos. Com sorriso no rosto, a mulher acompanhava o pequeno Gabriel Alves Nascimento nas brincadeiras circenses e contação de histórias, durante a 4ª edição do Viva a Praça Cívica, promovido pelo governo estadual, neste domingo (25/8). Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado, o evento busca resgatar o uso do espaço público pela população.

“Quando cheguei ao governo, essa praça era uma solidão enorme. Você não via a presença das famílias, das crianças, e as pessoas se sentiam inseguras de estarem aqui na praça”, destacou o governador Ronaldo Caiado. “Hoje, nos orgulhamos de ter vocês aqui, numa manhã de domingo. É isso que estimula as pessoas a participar mais dessa cultura do nosso Estado de Goiás”, reiterou.

Essa edição do Viva a Praça Cívica foi marcada por eventos culturais, organizados pela Secult. De acordo com o secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, foram promovidas cerca de 20 atrações culturais durante toda a manhã. “Essa já é a quarta edição e outras vão acontecer futuramente. Hoje é um dia de confraternização, de convivência pacífica e harmoniosa, junto com nosso governador que tem apoiado incondicionalmente todas as atividades de cultura. Para nós é uma satisfação muito grande realizar esse evento”, destacou.

A edição cultural contou com exposição de carros antigos e apresentações da Orquestra Filarmônica de Goiás, com o Quinteto de Metais, que tomaram conta do Centro de Goiânia. Na Tenda Kids, as crianças puderam brincar e fazer pintura no rosto e no corpo, além de conhecer a Biblioteca Braille, que fica dentro do Centro Cultural Marieta Teles.

Com o objetivo de trazer a população para aproveitar o espaço público, destinado exclusivamente para o lazer das famílias goianas, o governador Ronaldo Caiado agradeceu a apresentação do Quinteto de Metais, Folia de Reis e do grupo Catira de Todos os Santos, que veio de Silvânia para alegrar a festa. Os visitantes puderam assistir a Orquestra de Violeiros e também o show da cantora Thayna Janaina.

A última apresentação cultural chegou de Catalão para mostrar como se faz uma congada. Os visitantes ainda puderam apreciar um delicioso cachorro-quente, pipoca e algodão doce, e aproveitar para conhecer os produtos vendidos pelo projeto Mercado das Coisas.

Também participaram do evento os secretários Antônio Carlos Neto (Agricultura); Anderson Máximo (Casa Civil); Valéria Torres (Comunicação); Rafael Rahif (Esporte e Lazer); Fátima Gavioli (Educação); os presidentes do Ipasgo, Sílvio Fernandes; da ABC, Elizeth Araújo; e da Celg G&T e Celgpar, Lener Silva Jayme; o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; e o diretor-Geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington de Urzêda Mota.