Foto: Octacilio Queiroz

Governo de Goiás entrega obra que garante água tratada a moradores de Luziânia

Estrutura inacabada estava paralisada desde 2011 e custou R$ 13 milhões. Ronaldo Caiado celebrou o fato de, em sete meses, resolver um problema antigo que prejudicava milhares de pessoas

O governador Ronaldo Caiado entregou nesta quinta-feira (22/8) em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, reservatórios que vão garantir, até o final do ano, o fornecimento de água tratada para seis mil pessoas. A gestão anterior gastou R$ 13 milhões nas obras, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estavam paralisadas desde 2011. “Com sete meses, [a obra] está aqui, entregue, e garantindo a distribuição de 1,5 milhão de litros de água”, celebrou Caiado.

Moradora da região há 10 anos, a estudante Ana Paula Paiva presenciou o ligamento da estrutura, que garantiu que o hidrômetro da sua casa começasse a rodar. “A gente até assusta quando vem alguém aqui para resolver as coisas”, disse a jovem. Até então, água no bairro onde ela mora só chegava via cisterna ou caminhão-pipa.

Gerente regional da Saneago, Fausto Rabelo explicou que a obra em Luziânia sequer tinha registro. A partir de um estudo minucioso dos técnicos da Companhia, foi possível identificar o local exato por onde passava a rede. “Foi um trabalho de formiguinha, desde janeiro. Tivemos de cavar para descobrir a mecânica da obra, e fomos adequando. Limpamos todo o reservatório e recuperamos”, disse.

Hoje, de imediato, cerca de 500 casas passam a receber água tratada. O próximo passo será instalar mais um reservatório elevado, para ampliar o alcance do fornecimento de água. Com o pleno funcionamento dos reservatórios, previsto para o fim do ano, o serviço vai beneficiar os moradores dos bairros São Judas Tadeu, Luzília Parque e Santa Fé.

Caiado lamentou que, durante as gestões anteriores, a Saneago tenha sido utilizada para “campanha eleitoral e enriquecer muita gente”. Prova disso é a Operação Decantação, deflagrada pela Polícia Federal para apurar uma série de irregularidades cometidas dentro da Companhia. “Veja o grau de irresponsabilidade. Enquanto isso, as pessoas aqui sem água”, disse o governador garantindo que, daqui pra frente, os goianos passarão a ver resultados.

A entrega dos reservatórios para essa região de Luziânia integra uma extensa agenda do governador Ronaldo Caiado no Entorno do Distrito Federal. Ainda nesta manhã, foram entregues 126 unidades habitacionais, inaugurada nova unidade do Vapt Vupt e entregue a reforma e ampliação do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Já em Águas Lindas, serão repassados novos equipamentos à Polícia Militar e o anúncio de outros benefícios.