WhatsApp Image 2019-08-17 at 21.52.34

Junto a Bolsonaro, Caiado visita Barretos e defende parceria com hospital para trazer robô cirurgião para Goiás

Governador integrou comitiva presidencial a convite de Jair Bolsonaro, que visitou o Hospital do Amor, referência no tratamento de câncer. Caiado também prestigiou cerimônia de formação de novos cadetes da Academia das Agulhas Negras, no Rio Janeiro

Investir em tecnologia na assistência à saúde é um dos focos do governador Ronaldo Caiado para aprimorar o atendimento aos cidadãos e promover a rápida recuperação de pacientes cirúrgicos. Caiado esteve neste sábado (17/08) no Hospital do Amor, em Barretos, interior de São Paulo. A unidade é referência no tratamento do câncer e uma das poucas no País que conta com o auxílio de um robô para realizar cirurgias. O governador aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro, que em comitiva visitou além de Barretos, a cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

A sala de cirurgia robótica do Hospital do Amor realiza procedimentos de urologia, na área digestiva e ginecológica. As operações, com o auxílio e controle de médicos, são realizadas pelo robô apelidado de Da Vinci. “Queremos instalar isso rapidamente em hospitais de Goiás. Será feito com a ajuda e apoio que temos do Hospital de Amor e de nossos amigos e colegas de longa data nessa área da medicina”, destacou Ronaldo Caiado, que é amigo e já recebeu em Goiás o diretor-geral da unidade paulista, Henrique Prata. “Hoje a mentalidade na área da saúde é a celeridade na recuperação dos pacientes”, completou.

Um dos profissionais responsáveis pelo manuseio do “Da Vinci” é o médico cirurgião Eliney Ferreira Faria, que explicou ao governador goiano e à comitiva presidencial que os procedimentos pelo robô contribuem com a rapidez na recuperação. “O senhor (Ronaldo Caiado) é médico e sabe que a precisão cirúrgica em operações complexas possibilita melhores resultados para o paciente, propiciando a alta hospitalar precoce além de vários outros benefícios”, frisou o cirurgião.

O diferencial é que o robô oferece uma visão 3D, duas fontes de luz e liberdade de movimentos, que fazem com que a cirurgia seja mais precisa. O médico ressaltou que no caso de um procedimento urológico, para a retirada de próstata, a cirurgia robótica diminui os riscos de sequelas no paciente, evitando, por exemplo, incontinência urinária e impotência sexual.

O médico ainda fez questão de garantir ao governador Ronaldo Caiado que a equipe do Hospital do Amor poderá contribuir na qualificação de médicos goianos para o manuseio de robôs. “Nós nos comprometemos a treinar qualquer médico que o senhor designar”, ressaltou Eliney Ferreira. “Já ganhamos esse curso. Isso é importante para nós”, sublinhou Caiado.

O Hospital de Amor tem o atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governador, a unidade tem capacidade de detectar os medicamos que devem ser usados para maior eficiência e menor comprometimento do paciente. “Tem uma aparelhagem capaz de aplicar uma radioterapia que seja focada, limitada, restrita aos pontos da lesão tumoral”, ressaltou. “O presidente Jair Bolsonaro e eu tivemos a oportunidade de aprender um pouco como é se faz uma cirurgia de maneira menos invasiva, sem ter que estender muito a incisão cirúrgica. São apenas alguns pontos, algumas perfurações que são feitas na cavidade para que se atinja esse maravilhoso resultado”, explicou Caiado.

Na unidade, Caiado também disse que quer trazer outro exemplo para o Estado, que são os caminhões dotados de aparelhos que fazem mamografia e o papanicolau, que identificam o câncer de colo de útero. “Na região que abrange o Hospital do Amor de Barretos todos os casos são diagnosticados na fase inicial. Ou seja, com mais de 90% de chance de cura dos casos. Em Goiás, nós temos carências. Queremos iniciar agora na região do nordeste goiano para diminuir o custo do tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dar a elas condições de ter uma sobrevida sem que o câncer de mama ou de colo de útero comprometa o futuro. Isso que existe aqui é o mais sofisticado em termo de medicina preventiva”, defendeu.

Festa de Barretos
Ainda em Barretos, integrando a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, Caiado visitou a Festa do Peão, uma das maiores do mundo. Os dois deram voltas a cavalos pela arena do rodeio e foram cumprimentados pelo público. “É algo emocionante”, destacou Caiado. “Também estive com o presidente da República durante a assinatura do decreto para que Ministério da Agricultura se ocupe, junto com os órgãos estaduais, em fazer a vigilância para que os animais (cavalo ou touro) colocados para que os peões pratiquem a montaria não sofram nenhuma violência e agressão”, assinalou.

Agulhas Negras
A comitiva presidencial ainda passou pelo município de Resende, no Rio de Janeiro, onde o governador Ronaldo Caiado acompanhou a entrega do espadim a quase 500 cadetes que vão integrar a prestigiada Academia Militar das Agulhas Negras. “É muito orgulho representar o Estado de Goiás neste evento de civismo e amor à Pátria. E uma satisfação ver esses jovens seguindo carreira militar nesse lugar especial que conta muito da história do Brasil. Um lugar que formou tantos homens e mulheres importantes para o País, como é o caso do presidente Jair Bolsonaro.”

Os cadetes são 470 jovens que iniciam o curso superior e que daqui quatro anos vão ocupar posição de destaque na hierarquia do Exército brasileiro. Além de Caiado e Bolsonaro, o evento foi prestigiado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; e o deputado federal de Goiás e líder do governo na Câmara do Deputados, Major Vitor Hugo.

De acordo com o Caiado, participar da comitiva foi extremamente produtivo. “Tivemos a oportunidade de conversar com o presidente sobre vários temas, sejam eles ligados ao momento político atual, problemas nos estados e no cenário nacional. Obtivemos a sinalização dele de que irá respaldar os estados na área da segurança pública”, frisou.

O presidente Jair Bolsonaro também convidou o governador Ronaldo Caiado para que, dia 28 de agosto, seja assinado o protocolo para uma ação conjunta de combate aos crimes violentos. O projeto piloto será implantado inicialmente em Goiânia. “Após a chegada das tropas federais, poderemos deslocar um grande contingente nosso para a região do Entorno de Brasília. Goiás saiu na frente mais uma vez, dando a atenção a uma política de combate à criminalidade. Essa foi a tônica geral das nossas visitas e da nossa conversa”, salientou o governador.