Foto: Lucas Diener

“O Mutirão tem sido muito eficaz e vamos ampliar ainda mais”, afirma governador

Ao lado do prefeito Iris Rezende e do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, governador Ronaldo Caiado reafirmou que a gestão estadual estará sempre próxima à população, principalmente, com a união dos governos municipal, estadual e federal

“Não tem como inventar governo que não seja junto ao povo. A sociedade não aceita mais governante de gabinete. Iris trouxe o Mutirão para Goiás e é o que tem dado certo, é o que tem mostrado maior eficiência”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao lado do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, durante abertura do Mutirão da Prefeitura em parceria com o Governo de Goiás na manhã deste sábado (24/08). Esta edição é realizada no Residencial Itaipu, na capital.

A nova edição beneficia 16 bairros vizinhos, com 165 serviços da Prefeitura e do Governo. A população pode buscar os atendimentos até as 16h deste sábado e entre 8h e 12h deste domingo (25/8).

Em entrevista, o governador relembrou que passou dois dias no Entorno do Distrito Federal esta semana para ouvir de perto das demandas da população e levar serviços. “Vamos fazer isso cada vez mais.” Em relação ao Mutirão, Caiado reforçou que ampliará os atendimentos ofertados à população. “Essa é uma maneira ágil e rápida, no fim de semana, de atender as pessoas. E a estrutura do Mutirão está crescendo cada vez mais. Empresas da iniciativa privada também já estão participando, oferecendo serviço e oportunidade de empregos.”

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, exaltou a presença do Estado e a parceria de Ronaldo Caiado. “Tenho afirmado sempre: o Mutirão representa o deslocamento dos poderes públicos dos palácios para o meio do povo. Já é o terceiro Mutirão que o Governo do Estado participa, sempre com a presença do governador Ronaldo Caiado”, e completou: “Ao final do dia de hoje e de amanhã, serão milhares de pessoas atendidas em todas as áreas da administração.”

Conforme o prefeito, a presença do líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Major Vitor Hugo, retrata a possibilidade de adesão do governo federal na prestação dos serviços. “Mutirão é isso, é integração, é associação de esforços para atender nosso povo”, reiterou.

Nesse sentido, Major Vitor Hugo enfatizou que a união dos três poderes trará grandes benefícios para os goianos. “Isso mostra realmente toda a vontade do poder público de estar próximo à população. Nossa intenção é contribuir para que essa relação [entre Estado e governo federal] reflita também em melhorias para a população goiana”, explicou o deputado federal.

Inaugurações
A população do Residencial Itaipu passa a contar agora também com o Centro de Saúde da Família (CSF) Waldomiro Cruz, localizado na Rua RI-8, e com quatro salas modulares, instaladas e inauguradas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Consuelo Nasser, que abrirá mais 80 vagas para crianças de seis meses a cinco anos.

Com capacidade para atender 17 mil pessoas, a nova unidade de saúde conta com cinco equipes multiprofissionais e iniciará os atendimentos na próxima segunda-feira (26/8). Ao elogiar o padrão de excelência da unidade, o governador reiterou a importância de intensificar o atendimento básico de saúde. “No momento em que nós temos todas essas equipes visitando as pessoas, temos um controle diário ou semanal de como está a evolução de diabetes, hipertensão, nutrição. Então, você trata todas essas doenças crônicas para que elas não se agravem, que não cheguem a uma fase mais complicada”, explicou Caiado.

O governador, prefeito e Major Vitor Hugo ainda prestigiaram a inauguração da Praça do Residencial Ana Clara.

Serviços
Neste fim de semana, cerca de 20 órgãos e unidades estaduais ofertam serviços na área de saúde, educação, esporte e lazer, segurança pública, habitação, cultura, desenvolvimento social, entre outros. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de carteira de identidade e CPF, Ipasgo, Procon, Saneago e Goinfra, Passe Livre Estudantil, Passaporte do Idoso e ID Jovem, que dá acesso a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) promove exposição de materiais e equipamentos, oficinas de primeiros socorros e de prevenção a incêndios. A Agência Goiana de Habitação (Agehab) também está no local e oferece orientação sobre os programas habitacionais do Estado. A população ainda pode tirar dúvidas referentes ao processo de regularização fundiária.

Nesta edição, o Governo de Goiás disponibiliza uma equipe de odontologia, além de médicos especialistas em oftalmologia, cardiologia e dermatologia para a realização de consultas e exames gratuitos. O atendimento é feito por senha. A Prefeitura de Goiânia também oferta vacinas contra sarampo.

Os 16 bairros contemplados são: conjuntos Baliza, Habitacional Madre Germana II, Madre Germana II – Extensão, das Esmeraldas, Privê das Oliveiras, Jardim Itaipu, Loteamento Jardim dos Bougainvilles, residenciais Ana Clara, Campos Dourados, Glória Real, Itaipu, Itaipu I, Linda Vista, Porto Dourado, Privê Ilhas do Caribe e Real Conquista.

Também estiveram presentes ao Mutirão a presidente interina da ABC, Elizeth Araújo; os secretários estaduais Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Edival Lourenço (Cultura), Ernesto Roller (Governo), Ismael Alexandrino (Saúde), Rodney Miranda (Segurança Pública); o presidente da Iquego, Denes Pereira; vereadores e lideranças de Goiânia.