Foto: Lucas Diener

Governador Ronaldo Caiado apresenta projeto “Juntos Pelo Araguaia” à comitiva da Alemanha

Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador também falou dos projetos articulados pelo Gabinete de Políticas Sociais, do Governo de Goiás, coordenado pela primeira-dama. Caiado recebeu ainda o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Christopher Langley

As belezas do Rio Araguaia e os esforços do Governo de Goiás para conservação deste patrimônio natural dos goianos foram assunto do encontro entre Ronaldo Caiado, acompanhado pela primeira-dama Gracinha Caiado, e o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, e sua comitiva, na manhã desta sexta-feira (27/9), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na visita, o governador apresentou aos alemães os detalhes do “Juntos Pelo Araguaia”, projeto lançado em junho deste ano em uma parceria dos governos de Goiás, Mato Grosso e a União. O programa está focado na recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações paralelas nos municípios envolvidos.

“Como não temos litoral, nossa praia é o Araguaia”, salientou o governador, ressaltando o empenho, junto à secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, para se combater as erosões e o processo de sedimentação, que, segundo Caiado, “estão tirando a beleza do Rio”. Entre os desafios está o fim da contaminação por esgotos que ainda são lançados, como ocorre na região de Barra do Garças. O governador destacou ainda que outra prioridade é ampliar a área de proteção às nascentes do rio, com o replantio de árvores nas matas ciliares, aproveitando a chegada do período de chuva para avançar nas ações protetivas. “A distância a ser preservada é de acordo com a largura do leito. No caso do Araguaia, são 500 metros de cada lado”, detalhou o governador, referindo-se aos estados de Goiás e Mato Grosso.

Georg Witschel elogiou a iniciativa uma vez que, na sua avaliação, “o futuro é a água”. Caiado completou a reflexão. “Se não preservamos, o que será do Brasil amanhã, se hoje nós já temos dificuldades de atender a demanda de água?”, concluiu. Caiado e Gracinha também aproveitaram para apresentar à comitiva, e pedir apoio, aos projetos articulados pelo Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás, coordenado pela primeira-dama. A partir do Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF), são implantadas ações com o objetivo de levar desenvolvimento social e econômico para as regiões mais vulneráveis do Estado.

A reunião contou ainda com a participação da embaixatriz da Alemanha, Sabine Anne Witschel; do cônsul do Estado de Goiás, William O’Dwyer, e a consulesa Anne O’Dwyer; além do Assessor Especial de Relações Internacionais do Estado de Goiás, Giordano Souza.

Nova Zelândia
Nesta sexta-feira (27/09), o governador Ronaldo Caiado recebeu ainda o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Christopher Langley. Acompanhado pela assessora de Políticas Públicas da embaixada, Patrícia Vilarouca de Azevedo, o embaixador apresentou ao governador o trabalho desenvolvido, em parceria com a embaixada na Fazenda Kiwi, na cidade de Anápolis.

A fazenda Kiwi é uma propriedade modelo na produção leiteira, inspirada na pecuária de leite da Nova Zelândia, que é considerada referência global. A embaixada neozelandesa mantém um Centro de Treinamento em Produção de Leite no local, que oferece cursos de capacitação para aumento da produção, ministrados por especialistas neozelandeses.