WhatsApp Image 2019-10-25 at 16.23.57

“É preciso buscar a governabilidade dos estados em sintonia com a população”, afirma Caiado durante 12º Encontro de Líderes da Comunitas

Ao longo do discurso para lideranças políticas e empresariais do País, o governador ressaltou a importância da reforma da previdência nos estados e do apoio às forças policiais para aprimorar a segurança pública

Ao lado de autoridades políticas de todo o País, economistas e de lideranças do setor privado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, discursou durante o 12º Encontro de Líderes – evento organizado pela ONG Comunitas e dedicado à inovação na gestão pública. O Encontro foi promovido em São Paulo, nesta sexta-feira (25/10) e reuniu gestores públicos que buscam alternativas para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Ao discursar, Ronaldo Caiado destacou a importância da união entre os setores público, privado com a sociedade. “Neste momento, temos que buscar a governabilidade nos estados e é fundamental que tenhamos uma sintonia muito forte com a população, condição indispensável para avançar. Cada um de nós governadores está cada vez mais inquieto, porque qualquer gesto nosso fora da curva, podemos ter que conviver com a reação popular”, diz.

O governador defendeu a necessidade urgente da reforma da previdência em todos os estados. “Em Goiás estamos com a PEC da reforma da previdência pronta e tivemos o apoio da Comunitas. Vamos entregá-la na próxima segunda, e contando com o apoio de todos os prefeitos do Estado”, anunciou.

Para o governador, com a PEC da previdência aprovada, será possível estruturar reformas em Goiás. Ao longo do discurso, Caiado apresentou os dados do déficit do governo estadual. “A partir da reforma, podemos ter o mínimo de condições de prever projeções na estrutura do Estado. Com ela, seremos capazes de diminuir essa situação falimentar que Goiás tem hoje, de sofrer com R$ 3 bilhões por ano de déficit da previdência. O Estado arrecadou, nos 10 meses de 2019, quase R$ 17 bilhões, mas, com a dívida que temos consolidada, juros e débito do Tesouro, eu não tenho um real para investir”, pontua.

Segurança Pública
Ainda durante o discurso, o governador Ronaldo Caiado defendeu o apoio e fortalecimento das polícias militar e civil, apontando que o esforço em dialogar é fundamental para aprimorar a Segurança Pública. “Ou nós vamos governar fazendo uma boa opção dentro das nossas polícias, com as forças preparadas e capacitadas para o enfrentamento, ou vamos governar com as facções mandando. Em Goiás fizemos a nossa opção: capacitar nossos policiais”, destacou.

Nos últimos meses, o Governo de Goiás, por meio das forças policiais, desarticulou 112 quadrilhas, apreendeu mais de 60 toneladas de drogas e recambiou, com o apoio do Governo Federal, chefes de facções para o presídio de segurança máxima de Planaltina, no Entorno do Distrito Federal.

Estavam presentes ao Encontro, governadores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, além do ex-ministro da Fazenda e economista Henrique Meireles, representando o Estado de São Paulo; e também empresários e investidores.