Foto: Hegon Correa

“Tudo caminha para ser o melhor Enem de todos os tempos”, diz ministro da Educação em visita a Goiânia

Ao lado do governador Ronaldo Caiado e da secretária Fátima Gavioli, Abraham Weintraub visitou um dos locais de prova na capital

Acompanhado do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação, Fátima Gavioli, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve em Goiânia na tarde deste domingo (3/11) para visitar um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Está tudo caminhando para ser o melhor Enem de todos os tempos”, garantiu o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro do chegar ao Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Jardim Guanabara.

“Não teve nenhum problema, a prova está indo de uma forma muito positiva”, comentou o ministro em Goiânia, sobre a realização do exame em todo o País. Antes de visitar o colégio na capital, Weintraub também esteve em Palmas, no Tocantins, local onde anunciou o tema da redação: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

O governador elogiou o empenho dos professores da rede pública de ensino, que neste domingo fizeram questão de marcar presença em vários locais de prova para apoiar e incentivar os alunos. “Meu respeito e admiração a todos os professores. E aos estudantes, espero que façam uma boa prova”, comentou.

Caiado e Fátima lembraram, ainda, os vários mecanismos que o Estado promoveu ao longo do ano para reforçar os estudos dos goianos. O principal deles é o Goiás Bem no Enem, programa que contou com aulões, programas de TV e plataforma virtual com atividades interativas. A ação mobilizou todas as Coordenações Regionais de Educação do Estado, alcançando milhares de estudantes.

Mais de 5 milhões de brasileiros se inscreveram no exame este ano, cujas provas são realizadas em dois domingos consecutivos. Segundo a Seduc, em Goiás são quase 170 mil inscritos, sendo aproximadamente 40 mil vinculados à rede estadual de ensino.

Sobre o Enem
Neste domingo, os candidatos inscritos no Enem realizaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Já no próximo domingo (10/11), serão submetidos às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito será divulgado posteriormente pelo MEC.

O Enem é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também é válido também para ingressar em algumas universidades de Portugal.