Foto: Octacilio Queiroz

Caiado exalta novo ciclo do Detran-GO durante Encontro de Médicos do Tráfego

Evento organizado pela autarquia atualiza os conhecimentos dos profissionais responsáveis pela avaliação de candidatos à CNH. Após o encontro, governador esteve na Assembleia de Deus – Ministério Vila Nova, onde novamente reconheceu o trabalho dos evangélicos junto à sociedade

O governador Ronaldo Caiado abriu, na manhã deste sábado (7/12), o 1º Encontro de Médicos do Tráfego do Estado de Goiás. Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), o evento reúne centenas de profissionais para atualizar as diretrizes de trabalho aplicadas na avaliação de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Este é um novo momento do Detran, em que estamos promovendo encontros para aprimorarmos o serviço e especializarmos os profissionais”, declarou.

O encontro ocorre ao longo de todo o dia, no Teatro Goiânia, e é voltado aos mais de 600 médicos credenciados junto à autarquia. Eles são responsáveis por diversos atendimentos aos cidadãos goianos, tais como exames oftalmológicos, aptidão física e mental, e junta médica especial. Caiado destacou a importância do médico de tráfego para a garantia de um trânsito mais seguro. “A triagem indica, naquele momento, as condições dos candidatos que amanhã conquistarão a CNH.”

Presidente do Detran-GO, Marcos Roberto resumiu o evento como um marco da nova relação entre a autarquia e os profissionais da medicina credenciados, com a constante renovação do conhecimento. “Temos várias mudanças acontecendo no País e precisamos ficar atualizados para nos adequar”, salientou. Em resposta, o representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Ricardo Helege, enalteceu o apoio do Governo de Goiás: “Que seja primeiro de muitos encontros para que possamos ter um papel de liderança e de mudança no nosso trânsito.”

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Leonardo Mariano Reis, informou que a medicina de tráfego é a nona especialidade com maior número de registros. “É extremamente importante e promove um excelente trabalho, não só na aprovação dos candidatos à CNH, como na avaliação completa da saúde da pessoa”, disse. Também participou da abertura o representante do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás, Rafael Cardoso Martinez, que avaliou como indispensável o apoio que o governador tem dado aos profissionais da medicina.

CNH Social
Caiado demonstrou satisfação por ver o Detran-GO promovendo um evento que visa instruir e capacitar profissionais. Isso só foi possível, destacou, graças ao saneamento realizado dentro da autarquia ao longo deste ano, com cortes de taxas desnecessárias que eram cobradas do contribuinte e o desmantelamento de esquemas de desvios de dinheiro praticados na gestão anterior. “Nossa diretriz é que tenhamos coragem e moral para quebrarmos esses cartéis e dar uma resposta à sociedade.”

Outro fruto desse novo ciclo, ressaltou o governador, é o lançamento da CNH Social. Na primeira etapa, que teve a abertura de inscrições nesta semana, o projeto visa oferecer 2.010 habilitações para pessoas de baixa renda, divididas nas categorias estudante, urbana e rural. “Já são 47 mil solicitações para ter acesso à CNH Social. Veja a quantidade de goianos interessada”, celebrou. Disse ainda que, a exemplo deste projeto, o Governo de Goiás vem trabalhando para atender as demandas reprimidas nas mais diversas áreas.

Encontro de obreiros
Ainda nesta manhã, o governador Ronaldo Caiado participou da Reunião de Obreiros da Assembleia de Deus – Ministério Vila Nova, onde foi recebido com cumprimentos, bênçãos e orações. Na ocasião, agradeceu as intercessões de todos os fiéis que acompanham a sua luta à frente do governo do Estado.

Aos pastores presentes, declarou seu respeito e admiração pelo trabalho realizado em cada canto de Goiás, especialmente nas regiões mais carentes. “O ponto alto da igreja evangélica é a atuação junto ao cidadão”, disse. E fez um compromisso de que, sob sua gestão, o governo vai continuar atuando firme e intensificando a assistência aos goianos que mais necessitam do apoio do Estado.

A reunião marcou os oito anos da liderança do pastor Josué Gouveia e ainda os 44 anos da chegada da família a Goiânia. Filho do pastor, o deputado estadual Rafael Gouveia participou do encontro. “Ronaldo Caiado tem sido referência de homem público, tem mantido sua firmeza e convicções”, afirmou. “Algumas medidas [na condução do Estado] têm que ser um pouco mais duras, mas tenho certeza que a população reconhece [a necessidade], e que o nosso Estado vai crescer.”