WhatsApp Image 2019-12-09 at 14.43.09

Governador lança Operação “Natal Seguro” e homenageia agentes de segurança pública de Goiás

Ação conjunta das forças policiais vai intensificar policiamento neste fim de ano em todo o Estado. Efetivo deve aumentar em mais de 30% para garantir segurança à população

Representantes de todos os efetivos das forças de segurança do Estado participaram, nesta segunda-feira, 9, da solenidade de lançamento da Operação “Natal Seguro”, realizada em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira. “Queremos que as pessoas possam conviver com suas famílias, ir à praça para passear, se divertir, andar na cidade e ter a segurança de que não teremos criminosos para importuná-las. Esse é o objetivo principal dessa operação, dar tranquilidade e espaço para que as pessoas possam viver em paz”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado.

A Operação “Natal Seguro” é uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Procon/GO. Durante a operação, o policiamento será ampliado em mais de 30%. Serão montados pontos de bloqueio, patrulhamentos e abordagens de pessoas e veículos em locais de circulação de grande número de pessoas.

O Governo do Estado concedeu um aporte para o pagamento dos policiais que trabalharão em seus horários de folga, cumprindo hora extra até o dia 3 de janeiro, o que é denominado extra remunerado. “Nossa polícia está atenta em todos os momentos, mas, mais do que nunca, agora, na hora em que vamos comemorar o Natal e a passagem de ano. Queremos um dezembro que venha como os outros meses do ano, num combate ostensivo à toda criminalidade no nosso Estado de Goiás”, ressaltou o governador.

A operação vai se estender a todo Estado. Em Goiânia, vai se concentrar nos principais polos comerciais localizados na região da 44, no Centro da cidade; na avenida 24 de Outubro, em Campinas; e nos arredores dos shoppings. “Vamos passar todas as festas com o efetivo mais concentrado principalmente nas regiões de grande comércio, grande visitação das pessoas para que todos possam ter um Natal e um Ano Novo tranquilos aqui no Estado de Goiás”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

Policiais em função administrativa também estarão nas ruas, assim como todas as unidades especializadas da Polícia Militar, como Rotam, Choque, Giro e Cavalaria. “Nosso foco é especialmente reprimir e combater crimes contra o patrimônio, que são os delitos que mais crescem nesta época do ano, por causa das compras e presentes”, anunciou o secretário.

Para o comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Renato Brum, além de combater furtos e roubos à população durante o período de festas, a operação trará mais segurança aos estabelecimentos comerciais. “A polícia estará ainda mais perto da população. Estaremos com policiais a pé, com viaturas em locais estratégicos e com a Cavalaria também distribuída nos grandes centros comerciais”.

O comandante da PM destacou ainda algumas medidas de segurança que devem ser adotadas pelos cidadãos durante o período. “É fundamental não ser uma vítima fácil, tomar cuidado com a bolsa, estar sempre acompanhado de várias pessoas e, em qualquer situação, acionar a Polícia Militar, que estará nas ruas de forma ostensiva”, reforçou.

Homenagem

Durante a solenidade, o governador prestou homenagem às forças policiais do Estado. Uma empena gigante foi fixada à fachada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira com fotos de representantes de todas as corporações e a frase, que já se tornou um símbolo da nova política de segurança adotada pelo governo: “Em Goiás, ou bandido muda de profissão ou muda de Estado”.

“A homenagem é uma grande honra. É o reconhecimento do governo à nossa tropa. A Polícia Militar trabalhou bastante durante esse ano, conseguimos diminuir todos os índices aferidos pela Secretaria de Segurança Pública e é uma honra o governador estar homenageando a Polícia Militar e toda a Segurança Pública do nosso Estado”, agradeceu o coronel Brum.

Para o secretário Rodney Miranda, o apoio do Governo do Estado tem sido o grande diferencial nos resultados obtidos pela segurança pública, desde a extinção da 3ª Classe, medida tomada pelo governador Ronaldo Caiado ainda no início da sua gestão, até o resgate da meritocracia nas forças policiais, garantindo promoções por mérito na atuação.

“Os resultados estão aí para qualquer um ver. Redução de todos os índices de violência, de todos os crimes graves. Ao mesmo tempo, o reconhecimento da nossa população pelos excelentes trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos senhores e senhoras nas ruas”, frisou o secretário.

Estiveram presentes na solenidade o tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Civil), a secretária de Comunicação, Valéria Torres; o delegado geral da Polícia Civil, Odair José Soares; o comandante geral interino do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; diretor-geral da Administração Penitenciária (DGAP), coronel Wellington Urzêda; o secretário Nacional de Segurança Pública, adjunto, coronel Freibergui Rubem; e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, interino, Ricardo Matos.