Foto: Júnior Guimarães

Governo de Goiás entrega quase 2 mil cobertores no primeiro dia da Campanha do Agasalho da OVG

Com tema “Aquecendo Vidas”, campanha foi lançada é iniciativa do governo em parceria com OVG e Gabinete de Políticas Sociais. Já foram adquiridos 40 mil cobertores e a população pode colaborar doando roupas de frio e cobertores novos ou usados em um dos dez pontos de coleta

Os espertos e sorridentes Júlia Silva, 4 anos, e Arthur Silva, 5, correram para avisar a mãe quando avistaram a chegada dos cobertores. Já acompanhada por ela, a menina recebeu os itens e as máscaras faciais, que foram distribuídos pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) nas comunidades Continental e Terra do Sol, na região do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia nesta terça-feira.

“Estava precisando mesmo. Chegou em uma boa hora para proteger desse frio”, agradeceu a mãe das crianças, Tainara Barbosa, 32 anos. A família, de seis pessoas, vive em um barraco de lona e madeira de forma improvisada, há um ano, desde que veio do Maranhão.

A família de Tainara é uma das cerca de 800 que foram beneficiadas pela Campanha do Agasalho 2020. Com o tema “Aquecendo Vidas”, a campanha do Governo de Goiás, promovida por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), foi lançada nesta terça-feira (26/05) e, em seu primeiro dia, já entregou cerca de 2 mil cobertores. Os primeiros 1.500 foram distribuídos em Aparecida, acompanhados de máscaras faciais para ajuda na proteção da população contra a Covid-19.

A campanha Aquecendo Vidas é destinada a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como para entidades sociais cadastradas e municípios do Estado de Goiás. Foram adquiridos pelo Governo de Goiás 40 mil cobertores novos para distribuir neste inverno e, paralela à ação, OVG e Gabinete de Políticas Sociais promovem campanha para arrecadar mais agasalhos e cobertores junto à sociedade com o objetivo de promover um inverno mais solidário. Os produtos podem ser entregues na própria instituição no Setor Bueno, no Corpo de Bombeiros (Jardim América) e também no Palácio Pedro Ludovico (Centro) até o dia 10 de junho (confira pontos de coleta abaixo).

Integrante da Associação de Moradores da região onde fica o Aterro Sanitário de Aparecida, Maria Gicleide Silva explicou que muitas famílias vivem de forma precária e sem recursos para comprar, por exemplo, roupa de cama ou de inverno. “Nesse frio que está nos últimos dias, tudo chega em boa hora. Aqui tem várias crianças que precisam muito desses cobertores e roupa de frio. E a situação para muitos pais com essa pandemia piorou muito”, frisou.

Presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, a primeira-dama Gracinha Caiado ressalta que o governo trabalha para não deixar nenhum goiano desassistido em nenhum momento. “Assim como tem sido durante a pandemia, nesse frio nossa atenção máxima é para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, contando sempre com o apoio e a solidariedade do nosso povo goiano. Então, se você puder, faça sua doação. Vamos trabalhar em conjunto e ajudar quem mais precisa, quem está com frio. Sua doação vai levar aquecimento a muitas famílias que esperam nossa ajuda e apoio.”

“O frio em Goiás não é tão intenso, mas as temperaturas caem bastante durante a madrugada e muitos sequer têm um cobertor ou agasalho. Por isso, vamos aquecer as famílias que precisam e começamos a distribuição pelos mais vulneráveis”, pontuou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. Ela reforçou que a campanha para arrecadação de roupas de frio recebe itens novos e usados.

Responsável pela distribuição dos cobertores em Aparecida de Goiânia e coordenador da Operação entrega de Donativos Covid-19 do Corpo de Bombeiros, o tenente coronel Renato Mendes pontuou que a ação é para apoiar as populações carentes. “É gratificante para o Corpo de Bombeiros atuar na linha de frente porque a gente vê o quanto essas famílias realmente necessitam e o quanto ficam agradecidas com essa missão nobre. A gente só tem a agradecer a todos que estão contribuindo e até mesmo se sentir engrandecido em poder também ajudar de alguma forma”, frisou.

Mais entregas

As ações do primeiro dia se estenderam para ajudar pessoas em situação de rua em Goiânia. No Cepal do Setor Sul, 150 cobertores foram doados numa parceria entre a OVG e o grupo Banho do Bem. “A doação é essencial por conta do frio que começa agora. Ameniza um pouco do mal-estar. O cobertor é uma das coisas que eles usam diariamente na rua e por isso não dura muito. Então é primordial essa distribuição”, diz Liliam Mahnic, uma das idealizadoras da iniciativa. O grupo com 50 voluntários trabalha para oferecer banho, roupa, corte de cabelo, alimentação e ainda curativos à população em situação de rua.

Outra parada foi no Mercado Aberto da Avenida Paranaíba, no Centro de Goiânia. Lá, outros 150 cobertores foram entregues também a pessoas em situação de rua. A ação contou com o apoio da Pastoral de Rua. “Além de um ato de amor, essa distribuição é de extrema importância porque ajuda a proteger e contribui para que essas pessoas tenham um pouco de conforto nesse período de frio mais intenso”, conta Maria Conceição Vieira, uma das coordenadoras da Pastoral de Rua.

Pontos de arrecadação Campanha do Agasalho 2020

As doações de agasalhos podem ser feitas até o dia 10 de junho, em dez pontos de coleta em Goiânia:
• OVG – Rua T-13, Setor Bueno (Drive Thru)
• Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Rua 82, nº 400, Centro (Drive Thru)
• Corpo de Bombeiros – Avenida C-206 com C-198 – Jardim América (Drive Thru)
• Detran – Avenida Engenheiro Atílio Corrêa Lima, s/n – Cidade Jardim (Drive Thru)
• Hiper Moreira – Avenida Perimetral, 2982 – Coimbra
• Record TV – Rua T-30, nº 1302, Setor Bueno
• Saneago – Avenida Fued José Sebba, nº 1245 – Jardim Goiás
• Secretaria de Segurança Pública – Avenida Anhanguera, Setor Aeroviário
• Shopping Bougainville (estacionamento) – Rua 9, nº 1855 – Setor Marista
• Shopping Cerrado (estacionamento)- Av. Anhanguera, Setor Aeroviário