WhatsApp Image 2020-07-08 at 07.34.39

Governador Ronaldo Caiado faz palestra no palco mundo da Campus Party

Alinhando ao tema central do evento de reconstruir a sociedade, governador vai lançar programa de mobilidade social para auxiliar na retomada da economia

Em total sintonia com as discussões e demandas tecnológicas da atualidade, em razão, principalmente, da crise sanitária que atingiu o mundo todo a partir da disseminação do novo coronavírus, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, faz palestra na próxima quinta-feira (09/07), às 16h30 (horário de Brasília), no palco mundo da primeira edição totalmente digital da Campus Party. Com o tema “Challenges of post pandemic social policies” (Desafios das políticas sociais pós pandemia), Caiado lançará um programa de mobilidade social e mostrará como o Estado está alinhado com o tema central do evento: “Let’s reboot the world” (Vamos reiniciar o mundo).

Pela segunda vez, Goiás participará da Campus Party. Em 2019, a edição goiana foi um sucesso, com mais de 60 mil visitantes querendo conhecer mais sobre tecnologia e inovação. Neste ano, o evento será realizado de 9 a 11 de julho, totalmente digital e gratuito. Para participar, basta acessar o endereço quero.party/cpdigital e se cadastrar para ter acesso a todo o conteúdo.

Nesta edição digital, Goiás será um dos pontos focais do Brasil, prova de que o Estado tem um ecossistema de inovação preparado para eventos do tipo. Por causa disso, os campuseiros goianos terão conteúdos exclusivos como um hotsite com ações do governo na área de tecnologia, espaço para startups e makers apresentarem seus produtos, o Fórum Educação do Futuro: Educação pós-Covid e um hackathon (maratona de programação) com temas relacionados ao Estado.

Haverá também o palco Goiás na Campus, com quase 200 atividades voltadas exclusivas do Estado de Goiás. Além disso, todo o conteúdo, seja ele local ou global, vai discutir formas de utilizar a tecnologia para reconstruir a sociedade, que enfrenta a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Inovação na pós-pandemia
Secretário em exercício do Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, ressalta que o processo de retomada socioeconômico e o “novo normal” são assuntos tratados por Caiado como prioridades desde o início da pandemia. “Esse é um trabalho que o governador tem realizado de forma muito forte, e nossa expectativa, com a participação de Goiás na Campus Party, é mobilizar um grande número de pessoas para discutir a inovação no novo contexto em que todos estamos inseridos”, pontua.

O programa a ser lançado, cujos detalhes poderão ser conhecidos durante a palestra, tem o objetivo de “possibilitar que o cidadão goiano alcance uma vida mais digna”, adiantou Márcio César. “A Campus Party também se consolida como oportunidade para que soluções sejam pensadas e repensadas mediante parcerias entre o poder público e a sociedade civil. É um espaço que abriga novas ideias”, complementa.

O protagonismo de Goiás no evento também é lembrado pelo atual secretário da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, titular da Sedi desde o início da gestão de Caiado até pouco tempo atrás. Ele ressaltou que dos 1.800 palestrantes, de mais de 30 países, cerca de 300 são goianos. “Vamos presenciar uma conexão diferente nesta edição da Campus Party, que vai justamente explorar esse momento de reconstrução pelo qual passamos. Muitas respostas vão ser dadas às crises de saúde, econômica e social”, projeta Rocha Lima.

Maratona digital
Provavelmente a alma de qualquer edição de uma Campus Party, as hackathons se traduzem não somente como maratonas de programação, mas como um dos momentos mais esperados do evento. No caso de Goiás, estudantes e profissionais das áreas de design, programação, análise de dados e quaisquer outros com ideias inovadoras vão se reunir, durante 24 horas, para construir soluções impactantes relacionadas a agronegócios, logística, indústria, saúde, educação e ação social. Qual a liga de todo esse mix? A base de dados abertos como fonte de informação. No total, serão mais de 50 horas com atividades educativas, de criatividade e mentorias.

A edição goiana nessa versão totalmente digital e gratuita do maior “Call for Ideas” do mundo terá o diferencial de contar com um hotsite exclusivo, por meio do qual as startups poderão expor seus produtos para investidores. No ambiente virtual também haverá espaço para a inserção de conteúdo de parceiros.

A Campus Party é um festival mundial de tecnologia e inovação que tem como objetivo promover o conhecimento e a inclusão digital, possibilitando encontros entre atores locais e nacionais – empresas, instituições de ensino, comunidades, parceiros de mídia e instituições pública – no intuito de fomentar novas iniciativas no cenário tecnológico.

O evento aborda assuntos de maior relevância na atualidade, além de destacar as principais tendências para o futuro da sociedade, proporcionando uma experiência completa e imersiva por meio de palestras, workshops e desafios de inovação aberta em diversas áreas temáticas como: ciência, programação, empreendedorismo, entretenimento, criatividade, entre outras.